TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constituição Federal

Tese: Constituição Federal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O Serviço Social tem seu surgimento marcado pela consolidação do sistema capitalista, no momento de sua manifestação como monopólios aflorados pelas Questões Sociais, que é a matéria-prima do Serviço Social a qual dá sustentação ao seu exercício profissional e contribui para o seu significado e sua identidade.

Desta forma, aprender como a categoria tem compreendido essa contradição e materializado a mesma no seu exercício cotidiano, é fundamental para o fortalecimento da mesma no sentido de conhecer de que forma a profissão tem se desenvolvido. Essa discussão, se fundamenta no trabalho do Assistente Social inserida em espaços públicos e privados de gestão da política social e sua manifestação no cotidiano da profissão lotados em órgãos gestores da política de assistência social.

DESENVOLVIMENTO

Com a Constituição Federal de1988 e demais leis complementares sancionadas para dar operacionalização aos direitos sociais, os Assistentes Sociais, garantiram uma maior sustentação para o exercício profissional, em razão da luta pela implantação e implementação de ações e serviços que garantissem a efetivação desses direitos.

Os municípios trouxeram para si, não só as responsabilidades de executarem os projetos sociais para atender as demandas por direitos, mas também passaram a serem responsáveis para formular, executar e analisar essas políticas e programas sociais como órgãos gestores das políticas sociais.

Os profissionais de Serviço Social que trabalham nesta área conhecida como gestão social, são responsáveis pelo desenvolvimento das políticas sociais em âmbito municipal, portanto, (segundo Iamamoto, 1999, p.125) “requer dos Assistentes Sociais conhecimento” do contexto político e constitucional da gestão governamental; aprendizagem para agir sob constante pressão política; habilidade para atuar dentro de metas pré-fixadas por lei, em estruturas organizacionais sob controle do sistema jurídico.

Esses novos espaços de trabalho, permitirá um reconhecimento técnico e político do exercício profissional que acumula conhecimentos para desenvolver suas atuações com respostas eficientes às demandas postas.

No que se refere à gestão social, onde os Assistentes Sociais respondem como gestores das políticas sociais, estes tem a possibilidade de comtemplar de modo mais significativo os direitos de todos.

O processo de gestão, também precisa de uma ajuda muito importante que são os indicadores sociais, pois eles são utilizados para a leitura e monitoramento da realidade. Neste sentido o profissional deve estar apto para a utilização dos indicadores sociais que contribuem para a ação e consequentemente para a sociedade civil. Os indicadores permite ao profissional avaliar aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir para fins de formulação e reformulação de políticas públicas que auxilia no trabalho de planejamento, execução, avaliação dos programas e projetos a serem realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com