TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construa Um PLANO DE AULA Sobre Os Princípios Educativos Da Modernidade E Sua Relação Com A Formação Do Homem Contemporâneo.

Casos: Construa Um PLANO DE AULA Sobre Os Princípios Educativos Da Modernidade E Sua Relação Com A Formação Do Homem Contemporâneo.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto-Praticas de Corporais Alternativas

NOME DO ALUNO Fúlvio Frank Pedroso , R.A1084703

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Centro Universitário Claretiano

Curso: Licenciatura em Educação Física

Professor: FABIO SILVA JACINTO

São Miguel do Guaporé-Rondônia

2014

"Brincar, jogar, dançar e exercitar-se"

PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS

Fase 1: entrevista

Procure conversar com crianças e adolescentes próximos a você (3 crianças de 10 anos de idade, 3 adolescentes de 15 anos e 3 adultos de idades variadas), perguntando a eles:

1)Você brinca ou brincava na rua, em alguma praça, clube ou ginásio?

Sim, brincavamos em praças, ruas e ginásios.

2)Quais brincadeiras eram ou são realizadas? Elas apresentavam ou apresentam alguma diferença das práticas corporais tradicionais, normalmente ensinadas na escola, em alguma praça, na academia

ou no clube?

Salva,betis,esconde-esconde. A principal diferença se deve ao fato de que na escola as brincadeiras eram coordenadas pelos professores, enquanto nas ruas éramos livres para inovar.

3)Essas brincadeiras têm ou tinham alguma relação com as práticas corporais cooperativas, lúdicas, estéticas, que também fossem inclusivas?

Sim,porque sempre eram grupos de no minimo 2 precisava ter cooperação,era divertido.

4)Você acredita que elas contribuem ou tenham contribuído para você aprender a praticar algum jogo, esporte, dança, luta ou ginástica? Por quê?

Sim, pois a partir dessas brincadeiras desenvolvi minha coordenação motora, o que facilitou ser veloz e fisicamente forte para o fustal.

Fase 2: produção de texto, baseando-se nos aspectos mais relevantes encontrados nas entrevistas realizadas.

Elabore um texto que contenha os aspectos relevantes da entrevista realizada e que sejam importantes para a sua formação profissional.

ASPECTOS RELEVANTES NAS ENTREVISTAS

De acordo com as respostas que obtive dos entrevistados, percebi significativas diferenças entre os adultos que brincaram em praças e ruas, e alguns jovens e crianças que apenas praticam atividades em suas escolas ou em clubes, quando seus pais dispõem de recursos financeiros.

A primeira característica importante nas respostas diz respeito à inclusão e a cooperação. As brincadeiras praticadas há alguns anos eram bem mais inclusivas e lúdicas, enquanto nos dias atuais observamos que as crianças brincam com seus videogames sozinhos e seus amigos são virtuais.

A outro ponto importante é o fato de alguns adultos ainda praticarem esportes, danças e até lutas, enquanto as crianças de hoje, com essa expansão dos jogos eletrônicos acabam por desenvolverem mais o intelecto do que o físico, já que na maioria das vezes eles são praticados em suas casas na comodidade de seus quartos. Sendo que o ideal, segundo nossa opinião, seria a junção desses desenvolvimentos.

Fase 3: texto justificativo

Justifique, na forma de um texto , a importância pedagógica das brincadeiras populares para que sejam ensinadas as habilidades básicas alternativas no espaço escolar.

A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DAS BRINCADEIRAS POPULARES NO ESPAÇO ESCOLAR.

O jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que facilita a aprendizagem de várias habilidades.

Brincando e jogando, a criança estabelece vínculos sociais, ajustando-se ao grupo e aceita a participação de outras crianças com os mesmos direitos. Obedece às regras traçadas pelo grupo, como também propõe suas modificações. Aprender a ganhar, mais também aprender a perder. Na experiência lúdica, a criança, assim como o adulto, cultiva a fantasia, vivencia a amizade e a solidariedade, traços fundamentados para se desevolver uma cultura solidária na sociedade brasileira atual.

Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mais meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com