TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo Acervo

Artigos Científicos: Construindo Acervo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Galeria: Construindo Acervo

Necessidades Individuais no Emprego

OBJETIVOS:

* Conscientizar os indivíduos acerca de suas necessidades pessoais de trabalho e como estas variam em intensidade.

* Permitir que os participantes do grupo descubram o relacionamento existente entre suas necessidades e suas oportunidades em encontrá-las.

* Valorizar a teoria que relaciona as necessidades individuais com as da empresa.

TAMANHO DO GRUPO: 25 a 30 pessoas, aproximadamente.

TEMPO EXIGIDO: 60 minutos, aproximadamente.

MATERIAL: Uma folha de papel em branco e lápis, para cada participante. Um quadro-negro ou folhas de cartolina.

AMBIENTE FÍSICO: Uma sala, com cadeiras, suficientemente ampla para acomodar todas as pessoas participantes.

PROCESSO:

* O animador solicita a todos os participantes para que façam uma relação, respondendo, com frases curtas, à seguinte pergunta: " O que você espera com o seu trabalho ? "

* Após uns 7 a 8 minutos, organiza-se, ou no quadro-negro ou numa cartolina, uma lista que contém as respostas individuais dos participantes, onde possivelmente teremos respostas como: bom salário, promoção pessoal, sucessão pessoal, boas condições de trabalho, segurança, liberdade, "o sentido de pertencer", estar com os outros, desafios, apoio, etc.

* Uma vez terminada esta lista, pede-se que a mesma seja copiada por todos os presentes, colocando-se em primeiro lugar aquela frase que no entender de cada um é a mais importante, no emprego atual, e assim por diante, até a última da relação, para aquela que no seu entender é a menos importante, no momento.

* A seguir, formam-se subgrupos para que os participantes possam trocar idéias acerca dessas necessidades básicas no seu emprego atual.

* Depois deste debate, o animador pede que a lista seja guardada, e cada qual, numa nova folha, fará outra relação, colocando em primeiro lugar aquela necessidade que ele sente ter a maior oportunidade de satisfazer no emprego atual, e assim por diante até a última, que ele sente ter menos oportunidade de satisfazer.

* Terminada esta relação, a pedido do animador, todos podem comparar esta lista com a primeira, e formar subgrupos de dois, para a troca de idéias, acerca do paralelo estabelecido.

* Segue-se em plenário um debate acerca do exercício feito, podendo cada participante focalizar os pontos altos da experiência.

* Por último, o animador, juntamente com o grupo, poderá aplicar as necessidades individuais de trabalho à hierarquia das necessidades básicas, imaginada por Abraham Maslow

Fonte: Sato.adm

http://www.portaldomarketing.com.br/Dinamicas/Necessidades_individuais_no_emprego.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com