TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo Aimagem

Trabalho Universitário: Construindo Aimagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

“A boa conduta ética faz do esteticista um profissional diferenciado e valorizado por clientes e colegas”. Instituições de ensino, entidades relacionadas à classe e os próprios esteticistas atuantes no mercado, buscam estabelecer critérios e padrões para o exercício pleno desta profissão cada vez mais valorizada e que requer constante aprimoramento técnico e científico, a fim de acompanhar o ininterrupto crescimento da indústria cosmética mundial.

Além de todo o embasamento científico adquirido em cursos de níveis técnico e superior, um dos grandes pilares de sustentação do trabalho do esteticista é o exercício da ética profissional: um conjunto de normas de conduta que devem ser aplicadas em qualquer atividade, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante, valorizando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural da comunidade onde atua. A ética profissional está presente em todas as profissões e abrange questões morais, normativas e jurídicas, a partir de estatutos e códigos específicos. Devemos lembrar que o comportamento ético não se restringe apenas aos assuntos profissionais. Em nossa vida pessoal e social, estamos sempre buscando nos comportar de maneira ética e moral.

2 DESENVOLVIMENTO

A postura inadequada é abrangente, indo desde a postura física ao mais sutil comentário negativo sobre a empresa na presença do cliente. Veja algumas posturas que o profissional de estética que são inadequadas frente aos seus clientes:

- Mascar chicletes ou fumar no momento do atendimento;

- Comer na frente do cliente comum nas empresas que oferecem lanches ou têm cantina;

- Gritar para pedir alguma coisa;

- Se coçar na frente do cliente e bocejar revela falta de interesse no atendimento;

Aqui, podemos ter o efeito bumerangue, que torna um círculo vicioso na postura inadequada, pois, o atendente usa os chavões pensa dessa forma em relação ao cliente e a situação de atendimento, o cliente se aborrece e descarrega no atendente, ou simplesmente não volta mais. Para quebrar este ciclo, é preciso haver uma mudança radical no pensamento e postura do atendente. Toda a postura e comportamento do atendente vai levar o cliente a criar uma impressão sobre o atendimento e, consequentemente, sobre a empresa. Mantenha uma postura sóbria, discreta, de maneira de tratar seus clientes e mantenha uma fisionomia imparcial. Devemos dar atenção ao cliente, com educação e cortesia, nunca usar gírias e pseudônimos, apelidos caso o cliente não seja acostumado a ser tratado.

Um dos cuidados que devem ter com a imagem de forma geral A boa conduta ética faz do esteticista um profissional diferenciado e valorizado por clientes e colegas, leve as coisas positivas para dentro de seu local de trabalho e considere as negativas como exemplos a nunca serem seguidos. Como em todas as áreas profissionais, os esteticistas também possuem um código de ética a ser seguido, garantindo segurança e qualidade tanto para clientes, como para a própria classe. O profissional deve zelar pela provisão e manutenção adequada de seu local de trabalho cabine, sala, gabinete, etc, aplicando princípios de higiene, saúde e biossegurança, o esteticista deve avaliar o tratamento estético adequado e necessário a cada cliente, de maneira particular e personalizada, responsabilizando-se pela aplicação do mesmo, dentro de parâmetros de absoluta segurança. Ter um local de trabalho que seja agradável e seguro, com serviços e produtos de qualidade e valores compatíveis.

Muitos profissionais da beleza dão pouca atenção ao fato, mas saiba que a maneira de cumprimentar, de sentar, as atitudes, os gestos e movimentos, o tom de voz, a forma de se expressar. E para causar uma boa impressão não basta só cuidar apenas da aparência. O bom humor caminha lado-a-lado com os atributos indispensáveis para se transmitir também uma boa dose de beleza, simpatia e gentileza. Zelar pela boa aparência pessoal e do ambiente. Chame as pessoas pelo nome. O nome de uma pessoa é o som mais doce para ela na face da terra. O esforço de gravar e chamar as pessoas pelo nome diz do nosso interesse e da importância que as damos. Se o estabelecimento de estética cause impacto positivo, é necessário montar uma imagem própria, com marca personalizada, destacando-se da concorrência e atraindo o cliente. A aparência do lugar, mobiliário, equipamento, pessoal e outros sinais visíveis proporcionam ao consumidor de serviços evidenciarem a tangibilidade da qualidade de serviço oferecida. As empresas de serviços precisam demonstrar os seus ambientes de serviços com cuidado, pois podem causar uma má impressão em seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com