TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção Da Ponte De Macarrão

Artigo: Construção Da Ponte De Macarrão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos físicos utilizados no projeto

1º Equilíbrio estático de um ponto material

2º- Momento de uma força

3º Equilíbrio do corpo extenso

4º Primeira lei de Newton

Materiais utilizados: Macarrão tipo espaguete nº 8, cola tenaz, cola de cura rápida, lixa (para moldar as pontas das barras de macarrão), plástico para forrar o local de trabalho.

1º passo: realização de pesquisas e estudos para definir o formato, o design, e o modo de entrelaçamento das estruturas.

2º passo: realização de cálculos achando o centro gravitacional, e as forças que seriam exercidas em cada parte da ponte. Foi constatado com esses cálculos que a região de maior estresse e de provável rompimento da ponte ser no centro da mesma, com essa informação foi realizado o desenho da ponte no software Auto CAD, para dimensionamento da ponte e de suas estruturas, evitando que o ponto central (ponto critico) da ponte fosse reforçado. Lembrando que algumas medidas são pré-estabelecidas.

3º passo: seleção do material utilizado: algumas marcas de macarrão apresentavam ressecamento, foi escolhida a marca que menor apresentava sintomas de ressecamento.

4º passo: foi colocado um plástico na mesa para que no momento da cura em que os filetes do macarrão grudassem entre si, e não na superfície de apoio.

5º passo: realizado a pesagem do macarrão menor que o limite máximo da competição que é 250 gramas. Foi diluído agua em cola tenaz para pudéssemos hidratar o macarrão pela cola e pela agua, permitindo a penetração do solvente da cola na estrutura do macarrão, tornando-o um material menos quebradiço e mais resistente à tensão. Essa mesma solução de agua + cola tenaz, foi utilizada para unir os macarrões entre si. Foram feitas barras de 9 filetes de macarrão, sendo que foram coladas de 3 em 3 filetes.

6º passo: foram cortadas as barras nas dimensões de acordo com o desenho, e lixadas as pontas, fazendo com que o encaixe fosse o melhor possível.

7º passo: foram unidas e coladas as barras para a formação da ponte. Após a cura da cola, em seu nós, foram colocado cola de cura rápida para maior resistência da ponte.

8º passo: teste não destrutivo da ponte, na realização desse teste foi colocada uma massa de 4.000 gramas na parte superior da ponte. Enfim a ponte estava pronta para competição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com