TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabeis Atps

Monografias: Contabeis Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

. Ativo

Ativo é definido como o conjunto de bens e direitos, que tem como objetivo de proporcionar benefícios futuros a entidade pelo menos dentro do prazo de vida útil dela e controlar os recursos da organização.

O Ativo pode ser tangível ou intangível, o tangível significa tudo aquilo que se pode tocar, como veículos, terrenos, móveis, entre outros. O Ativo Intangível são bens que não podem ser tocados, como marcas e patentes.

Uma empresa usa seus ativos para manter suas operações, a fim de gerar receitas que superem o valor dos ativos sacrificados em troca. A empresa não mantém seus ativos no estado em que se encontram para serem vendidos, mas para gerar fluxos líquidos positivos para a organização.

Quando o gestor se depara com uma situação em que tem que decidir sobre a compra ou venda de um bem, surgem sempre dúvidas, as quais têm necessidade de serem sanadas para que os decisores fiquem tranquilos, pois terão certeza que foi feito um bom negócio. Então, existe a avaliação do Ativo, que segundo (JOSÉ CARLOS MARION, 2011, PG. 69), “os ativos são avaliados por algum tipo de valor de custo (de entrada)” e, alguns dos tipos de avaliação são:

a) Custo histórico: “É o valor original da transação, isto é, quanto custou á empresa adquirir um determinado ativo ou quanto custaram os insumos contidos no ativo, se foram fabricados.” (JOSÉ CARLOS MARION, 2011, PG. 69);

b) Custo histórico corrigido: É caracterizado pela modificação do custo histórico, através de indicadores oficiais, os quais darão condições de trazer os valores mais próximos da realidade;

c) Custo de reposição: é o montante a ser gasto para repor o bem ou serviço hoje, com várias mudanças tecnológicas e a um preço diferente;

d) Custo de reposição corrigido: Está ligado às mesmas características do método de avaliação anterior, mas acrescido da atualização através de índices oficiais, provocada pela perda do poder aquisitivo da moeda.

2.1 Ativo Intangível

De acordo com a lei 11.638/07, o ativo intangível, que são direitos e constitui-se de bens que incorpóreos, como marcas, goodwill, Capital Intelectual, e patentes; passa a fazer parte do Balanço Patrimonial. Ativos intangíveis são definidos, às vezes, como a diferença positiva entre o custo de uma empresa adquirida e a soma de seus ativos tangíveis líquidos, e também é um ativo não monetário.

Mas nem tudo que é imaterial pode ser considerado Ativo Intangível: participação de mercado; tradição; história; reputação; credibilidade; etc. Como têm relação direta com a valorização (ou desvalorização) dos ativos intangíveis, é apropriado descrevê-los como fatores intangíveis ou recursos intangíveis.

Como não se negocia marca constantemente, poder-se-ia dizer que o valor de uma marca é subjetivo, sem uma forma bem definida de ser mensurado, o que dificulte a avaliações para os registros contábeis. (JOSÉ CARLOS MARION, 2011, PG. 76).

2.1.1 Capital Intelectual

Capital Intelectual é formado por: capital humano, capital estrutural e capital dos clientes.

- Capital Humano: são a qualificações, habilidades, conhecimento e a criatividade das pessoas.

- Capital Estrutural: é a parte que pertence à empresa como os bancos de dados e os manuais de procedimentos.

- Capital dos Clientes: o valor da franquia, do relacionamento com os clientes, a lealdade deles à marca da empresa, o quanto ela conhece a necessidades de seus clientes e antecipadamente resolve seus problemas.

2.1.2 Goodwill

O goodwill é um ativo intangível que surge, na maioria das vezes, decorrente da aquisição de uma empresa por outra. Assim o goodwill é normalmente a diferença entre o que uma empresa paga para adquirir outra e o valor patrimonial dessa mesma empresa (Capital Próprio).

3. Passivo

Pode ser entendido como o conjunto de obrigações que a empresa tem com terceiros. As dívidas com terceiros são denominadas de obrigações exigíveis, pois no momento em que a dívida vencer será exigida a liquidação da mesma.

O passivo divide-se entre passivo de curto prazo, exigível da empresa num prazo inferior a um ano, e passivo de médio/longo prazo, exigível a mais de um ano. Usualmente o balanço encontra-se ordenado de acordo com a exigibilidade do passivo. Esta distinção é particularmente importante, porque são as obrigações de curto prazo, quando comparadas à liquidez disponível para as satisfazer, que ditam a maioria das dificuldades nas empresas.

3.1 Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas. Pode ser caracterizado como a diferença entre Ativo e Passivo.

Conforme a lei 11.638/07, para as sociedades por ações, o patrimônio liquido é dividido assim:

• Capital Social: representa o investimento na sociedade por parte dos acionistas ou quotistas, e o valor investido é imutável e apenas poderá ser mudado com autorização dos mesmos;

• Reservas de Capital: são aquelas que não se originam do resultado do exercício, isto é, não são apuradas pela Demonstração do Resultado do Exercício. (JOSÉ CARLOS MARION, 2011, PG. 89).

• Reservas de Reavaliação: indicam acréscimo de valor ao custo de aquisição de Ativos já corrigidos monetariamente.

• Reservas de Lucros: contas de reservas constituídas pela apropriação de lucros da companhia.

• Prejuízos Acumulados: saldos remanescentes dos prejuízos líquidos das apropriações de lucros e dos dividendos ainda não distribuídos.

• Ações em tesouraria: Só em condições excepcionais as companhias podem adquirir suas próprias ações. Quando isso ocorrer, deveremos destacá-las no Balanço Patrimonial como dedução da conta Patrimônio Líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição (JOSÉ CARLOS MARION, 2011, PG. 89).

4. Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos

Receitas são os acréscimos dos benefícios econômicos durante o período contábil. A forma da entrada de ativos ou decréscimos de exigibilidade e que resulta num acréscimo do Patrimônio Líquido que também, não esta relacionada á ajustes de capital, Despesas são sacrifícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com