TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das questões contábeis ATPS

Trabalho acadêmico: Teoria das questões contábeis ATPS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.674 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

Após a conclusão da análise feita pelo grupo, podemos concluir que a “Contabilidade’’ é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários”.

Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.

ABSTRACT

Upon completion of the analysis done by the group, we conclude that the "Accounting 'is the science that studies and monitors the assets, representing it in a systematic manner to serve as a base for decision-making of all its potential users instrument”.

Within this context, we study the theory of accounting in order to obtain sufficient information for the application of practical knowledge in the accounting process.

Without a theoretical basis, accounting loses your focus, mainly because the financial statements would not meet the standards, both users of accounting standards.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO.........................................................................05

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................12

4. REFERÊNCIAS....................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

O referido relatório tem como principal finalidade auxiliar na parte de como a contabilidade vem evoluindo dos dias pra cá, o grupo desenvolveu noções básicas da importância da contabilidade trabalho de equipe e responsabilidades em cada parte atenção no desenvolvimento e criatividade de um conjunto para desenvolver a ATPS.

2. DESENVOLVIMENTO

Questões ATPS Teoria da Contabilidade

A) Quem e quando se praticava uma contabilidade rudimentar?

R: O homem primitivo ao contar seus instrumentos de caça e pesca, e seus rebanhos, já praticava uma contabilidade rudimentar.

B) Onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais?

R: Na Mesopotâmia entre os rios Tigre e Eufrates no atual Iraque, foram encontrados os primeiros registros patrimoniais.

C) Onde foram encontrados os primeiros livros contábeis?

R: Nas margens do grande rio no Egito, foram encontrados os primeiros livros contábeis.

D) Quem foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias? Qual mudança significativa ocorreu na ocasião?

R: Os primeiros a desenvolver as bases de trocas monetárias foram os Fenícios, eles também simplificaram os registros por símbolos.

E) Que reinado se expandiu por toda a Europa, norte da África e oriente médio disseminando o sistema jurídico de contabilidade organizado?

R: Este reinado foi o Império Romano.

F) Quem foi Luca Pacioli? Qual a contribuição dele para a contabilidade?

R: Luca Pacioli foi um Frade Franciscano autor da obra que expõe o método das partidas dobradas e assim ele revolucionou a contabilidade tendo esse método sendo usado até hoje.

G) O que é o Método das Partidas Dobradas?

R: Quando o lançamento de uma conta for levado a credito surgira outra conta onde será registrada a mesma importância a debito.

H) Quem eram os Provedores da Fazenda?

R: Os provedores da fazenda eram os contadores.

I) Quando se iniciou o ensino de Contabilidade no Brasil?

R: A partir de 1770, que surge a primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras já em 1931 vem a primeira grande vitória da classe contábil: é sancionado o decreto federal nº 20.158, que organizou o ensino comercial e regulamentou a profissão. É criado o curso de contabilidade, que formava dois tipos de profissionais: os guarda-livros, que cursavam dois anos e perito-contadores, que cursavam três anos.

J) Qual é a mais antiga instituição profissional e cultural da Ciência Contábil brasileira?

R: A mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil que se tem notícia no Brasil é a Associação dos Guarda-Livros da Corte, fundada em 18 de abril de 1869 na cidade do Rio de Janeiro.

K) Quando e onde se realizou o primeiro Congresso Nacional de Contabilidade?

R: Em 1924, foi realizado, no Rio de Janeiro, o 1º Congresso Brasileiro de Contabilidade, liderado pelo senador João Lyra, quando foi iniciada a campanha para a regulamentação da profissão de Contador e para a reforma do ensino comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com