TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabildade Geral

Pesquisas Acadêmicas: Contabildade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 12

ModelosContábeis:

Suas Tendências e Influências

A contabilidade encontra-se hoje, bem distante desse objetivo. Osse veem em situações complicadas, onde não só falam idiomas diferentes como também se dão diferente interpretações aos mesmos eventos e transações.

A vontade de dispor de normascontábeis uniformes tornou-se muito forte nos últimos anos um dos fatores foi a crescente globalização dos negócios. As tendênciaseconômicas estão gerando cada vez mais incentivos para que as empresas passem a operar de uma forma genuinamente internacional.

No contexto mundial da globalização, faz-se necessário uma serie de reflexões sobre normas e praticas contábeis vigentes nos diversos países. Na Américado Sul, especificamente o Brasil, o Mercado Comum do Sul – Mercosul – já é uma realidade vivenciada pelas empresas no seu dia-a-dia, onde um numero cada vez maior de empresas realiza transações comerciais entre os países membros deste bloco comercial.

Objetivos

O objetivo principal do presente artigo é o de identificar os modelos de contabilidade existentes nos principais países do mundo, bem como identificar se os modelos existentes nestes países sofrem a influencia de outros modelos utilizados em países economicamente mais fortes e que, de certa forma, ainfluencia econômica acaba atingindo a forma de tratamento da contabilidade.

Da mesma forma, objetiva-se identificar algumas praticas contábeis existentes os países existentes nos países do MERCOSUL, através da analise de alguns elementos patrimoniais, elementos estes que interferem diretamente na composição do resultado final da empresa.

A informação Contábil

De uma perspectiva contábilempresarial, a contabilidade é tipicamente definida como um processo de fornecimento de informação sobre os vários tios de empresa, a sua utilidade para tomada de decisões sobre alocação de recursos .

A informação contábil financeira é orientada primeiramente aquelas partes externas aosnegócios e que fornecem capital para sua formação e manutenção.Aqueles que tem fundos para investi ou empresta podem decidir onde colocar seu recursos baseados nos relatórios que as empresas preparam.

A contabilidade existe porque satisfaz uma necessidade particular por informação, e com o objetivo de ser relevante para os fornecedores de recursos, a informação contábil deve ser correspondente as suas necessidades.

Contabilidade e Ambiente

A contabilidade é formada pelo ambiente no qual opera. Como as nações tem histórias , valores, e sistemas políticos diferentes, elas também podem ter padrões diferentes de desenvolvimentos financeiro contábil. A contabilidade como nos conhecemos no Brasil não é como a contabilidade nos outros países. De fato diversidade é o que nos vemos, pois a contabilidade e seus sistemas e métodos difere muito em cada pais segundo principalmente sua cultura de desenvolvimento econômico; o desenvolvimento de cada ciência esta intimamente ligado ao desenvolvimento econômico de uma nação.

Esta diversidade é uma pequena parte da variedade de ambientes empresariais ao redor do mundo e a contabilidadetem se mostrado sensitiva ao ambiente em que opera.É interessante notar, também, que quando o ambiente empresarial dos países é similar, seus sistemas financeiros contábeis também tendem a ser similares.

Em alguns países, tais como os Estados Unidos, a informação financeira é dirigida principalmente as necessidades dos investidores e credores, e a utilidade de decisãoé o critério para julgar sua qualidade.Entretanto, em outros países, contabilidade financeira tem um enfoque diferente e desempenha papeis diferentes. Por exemplo, em alguns países, contabilidade financeiraé designada a primeiramente para assegurar que o montante apropriado do imposto de renda seja arrecadado pelo governo. Este é o caso de muitos países sul americanos, no Brasil este enfoque ainda permanece onde a Lei n.6.404/76 contempla o tratamento tributário, porem está mais voltada a proteção dos credores da entidade.

Em outros países, a contabilidade financeira é designada para ajudar a cumprir as políticas macroeconômicas, tais como alcançando uma taxapré determinadade crescimento na economia nacional.

As conseqüências de diferenças na contabilidade financeira estãoao nosso redor. Elas se refletem na popularidaderelativa da contabilidade por estudos universitários, e no numero de pessoas com familiaridade em contabilidade se tornando membros do governo ou executivos de topo em corporações.

Variáveis que modelam o desenvolvimento da Contabilidade

A revolução Industrial nos Estados Unidos e Inglaterra criou uma grande quantidade de riqueza que espalhou-se amplamente entre a população em geral. Na medida em que as empresas cresceram também as necessidadespor capital, e a classe media ascendente tornou-se fone de uma boa parte deste capital necessário. O que emergia deste fenômeno tinha um impacto importante na contabilidade financeira, gerando duas situações:

Primeira: O grupo de investidores / credores tornou-se grande e diverso, e as empresas adquiriram uma propriedade dispersa (muitos acionistas).

Segunda:Os donos foram se divorciando da administração de suas companhias, e o profissional, o gerente não proprietário, se desenvolveu.

Investidores tornam-se essencialmente alheios no dia- a- dia das empresas que eles possuíam. Em tal ambiente, a informação da contabilidade financeira se torna uma fonte importante de dados sobre quão bem uma empresa está indo.

Considerando que não é pratico para acionistas contataro presidente da empresa ou pessoalmente inspecionar os registros contábeis, os profissionais provêem relatórios financeiros para os investidores e credores a fim de comunicar-lhes a respeito da gerencia sobre os recursos que lhe foram confiados. Com tal relacionamento, não é surpreendenteque a contabilidade financeira seja orientada para as necessidades de informação dos investidores e credores.

A contabilidade financeira na Inglaterra e nos Estados Unidos teve tal orientação por muitos anos.Alem disso, estes países tem grandes e desenvolvidas bolsas de valores e mercados de títulos. Como resultado, é descobertamuita informação nos relatórios financeiros das empresas e a determinação da rentabilidade (desempenho da administração) é um dos objetivos da contabilidade financeira.

Em outros países como na Suíça,Alemanha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com