TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.025 Palavras (13 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

 

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1 O atuário.                                                                                                                4

     

2.2 As principais atividades desenvolvidas pelo atuário.                                             5       

                                                                                 

2.3 Profissões que podem contribuir para a gestão empresarial.                                6                                       

2.4 Ciência atuarial como ferramenta de gestão empresarial.                                     7

2.5 Atuária; Profissão do futuro.                                                                                   8

2.6 Relação da atuária x risco no contexto das organizações                                     9           

                                                                                                                                     

3        CONCLUSÃO        10

4     referencias        11



  1. INTRODUÇÃO

                          O trabalho foi elaborado em análise com base nos textos disponibilizados para criação do mesmo, como enfoque o profissional em atuária suas principais atividades e atual valorização no mercado financeiro na gestão empresarial.

                          O objetivo fundamental do profissional de atuaria e desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário e também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.

                          É interessante saber que o atuário só pode trabalhar se obtiver o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação. Para obter o registro profissional de atuário, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), "os interessados precisam primeiramente passar pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), encaminhando a documentação necessária, como o diploma de conclusão de curso. Após receberem o parecer conclusivo do instituto é que devem se dirigir ao MTE para solicitar o registro. No entanto, a decisão final sobre a concessão do registro cabe ao MTE, conforme artigo 3º do decreto-lei nº 806/69".

                         Ideal para quem gosta de números. O currículo é carregado de disciplinas como cálculo numérico, contabilidade, economia, estatística e matemática financeira, além de legislação. Por tanto para êxito o profissional em atuária tende a ser um especialista em risco, definindo os valores que devem ser pagos para garantir o cumprimento de um contrato. Estes valores são definidos a partir de tábuas biométricas, premissas econômicas, probabilidade e matemática financeira.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. O atuário.

        A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do calculo dos prêmios e reservas relativas as operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não-vida. O ramo vida trata das consequências das principais contingencias da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não-vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais).

                           O profissional em atuária que tem seu dia reconhecido no calendário, na data 3 de abril: dia do atuário, eleva-se ao mundo tão rígido e competitivo que é o mercado financeiro, e pertence entre outros campos para sua atuação: Instituições Financeiras, Órgãos Oficiais de Previdência (Municipal, Estadual e Federal), Entidades de Previdência Aberta sem fins lucrativos, ou com fins lucrativos além de  Empresas de Capitalização.

                           Segundo uma pesquisa realizada atualmente pelo CareerCast.com, site norte-americano especializado em empregos, que listou as melhores e piores profissões nos Estados Unidos, no total de 200 profissões. No topo do seu ranking aparece como melhores as profissões de atuário, engenheiro biomédico e engenheiro de software. Já entre as piores profissões estão trabalhador de poço de petróleo, ator, soldado, lenhador e repórter de jornal, este na última posição. Mas afinal o que faz com que o atuário esteja no topo e sendo a melhor das profissões? Resposta dada, pela própria pesquisa. Que obteve por base cinco critérios para chegar a tal informação: demandas físicas, ou seja, procura por profissionais da área, ambiente de trabalho, remuneração, estresse e perspectivas de contratação situação de mercado atual e futura. Entre as demais a profissão de atuário é avaliada no estudo como uma função com 27% de possibilidades de crescimento e média salarial anual de US$ 87 mil, o que daria mais de US$ 7 mil por mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com