TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ambiental

Trabalho Universitário: Contabilidade Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: CONTABILIDADE E BALANÇO AMBIENTAL

(1) O QUE É CONTABILIDADE AMBIENTAL?

Parte aplicada da contabilidade dedicada ao meio ambiente e da natureza, ou seja, é o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, e suas respectivas mutações - expressos monetariamente.

(2) POR QUE HÁ NECESSIDADE DE EXISTIR UMA CONTABILIDADE AMBIENTAL?

O público (incluindo consumidores) e reguladores estão, cada vez mais, preocupados com a ecologia e, em particular, com o impacto dos negócios da empresa sobre o meio ambiente. As empresas que ignoram, ou mesmo que assumem uma posição passiva em, relação a suas responsabilidades ambientais podem descobrir que isso irá custar-lhes mais do que teriam gasto melhorando o meio ambiente.

Daí existir um crescente reconhecimento entre as companhias de que uma boa prática ecológica torna melhores os negócios. Nesse aspecto, a Contabilidade tem papel crucial a exercer, conduzindo as empresas à maior conscientização de suas responsabilidades ecológicas de controlar a poluição e os benefícios de adotar métodos “verdes” de Contabilidade.

(3) O QUE É BALANÇO AMBIENTAL?

Denomina-se também de balanço Ambiental aquela demonstração das contas que evidencia as relações do patrimônio com o meio ambiente, ou a natureza.

(4) QUAL FOI IDÉIA CENTRAL DA IMPLATAÇÃO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL?

A contabilidade ambiental se preocupa com a proteção do meio ambiente. Em função dos recursos naturais se tornarem cada vez mais escassos, um número crescente de empresas participa de um desenvolvimento sustentado, de gerenciamento ambiental para redução de custos operacionais, de cuidados para reduzir o risco de poluição acidental ou indiciosa, entre outros.

(5) O QUE A CONTABILIDADE AMBIENTAL EVIDENCIA EM SUA FUNÇÃO?

A contabilidade ambiental destaca os custos ambientais nas despesas gerais (proporcionando uma análise financeira em relação à preservação do meio ambiente), evidencia no Ativo os investimentos nessa área e cria provisão para riscos ambientais no passivo.

(6) QUAIS AS VANTANGENS DA UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL?

- Identificar e alocar custos ambientais, de maneira que as decisões de investimentos estejam baseadas em custos e benefícios adequadamente medidos;

- Permite aferir, economicamente, as reduções de gastos com água, energia e outros recursos, renováveis ou não;

- Gera informações e demonstrativos sobre a eficácia e viabilidade econômica das ações ambientais;

- A publicação do balanço ambiental gera transparência da gestão e uma potencial melhoria de imagem da entidade produtora perante o público;

- A contínua correção das ações ambientais, em decorrência da utilização de dados físicos-contábeis, contribui para a sociedade como um todo – pois haverá redução do nível de agressão à natureza na elaboração de produtos e serviços indispensáveis.

(7) A CONTABILIDADE TRABALHA EM CIMA DE QUAL METODOLOGIA?

A contabilidade ambiental trata-se na verdade mais de uma ferramenta a disposição dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com