TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ambiental

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 6

Contabilidade Ambiental

Para, Sá (2000) entende que há atividades, que “promovem relevante destruição do ambiente natural, e outras que pouca influência produzem”. Ao se debater a respeito da Contabilidade Ambiental, um fator que deve ser levado em consideração é a questão da atividade em que a empresa está envolvida.

A Contabilidade aplicada e dedicada ao meio ambiente e da natureza. Denomina-se também de balanço Ambiental aquela demonstração das contas que evidencia as relações do patrimônio com o meio ambiente, ou a natureza.

Segundo Iudícibus e Marion (2000) a contabilidade ambiental se preocupa com a proteção do meio ambiente. Em função dos recursos naturais se tornarem cada vez mais escassos, um número crescente de empresas participa de um desenvolvimento sustentado, de gerenciamento ambiental para redução de custos operacionais, de cuidados para reduzir o risco de poluição acidental.

A contabilidade financeira quando aplicada à avaliação e mensuração das informações relativas ao meio ambiente é denominada de contabilidade ambiental ou ecológica. De maneira geral, a contabilidade ambiental destaca os custos ambientais nas despesas gerais (proporcionando uma análise financeira em relação à preservação do meio ambiente), evidencia no Ativo os investimentos nessa área e cria provisão para riscos ambientais no passivo.

Para Raupp (2001) o balanço ambiental tem por objetivo tornar pública, para fins de avaliação de desempenho, toda e qualquer atitude das entidades, com ou sem finalidade lucrativa, mensurável em moeda, que, a qualquer tempo, possa influenciar ou vir a influenciar o meio ambiente, assegurando que custos, ativos e passivos ambientais sejam reconhecidos a partir do momento de sua identificação, em consonância com os princípios fundamentais de contabilidade.

A contabilidade ambiental trata-se na verdade mais de uma ferramenta a disposição os gestores do que propriamente de uma metodologia aplicada e que pode trabalhar Isoladamente do restante das práticas contábeis.

Procedimentos Contábeis

Os procedimentos contábeis que são utilizados na contabilidade tradicional, podem e devem também ser utilizados na contabilidade ambiental. Seguir os princípios contábeis como, por exemplo, o da competência são premissas básicas para que a contabilidade ambiental esteja representando o ambiente real.

O não seguimento e respeito aos procedimentos contábeis usuais, pode originar distorções que afetarão o resultado. Por exemplo, se uma empresa que explora o ramo de extração de minérios, e em seu processo utiliza produtos químicos que podem causar doenças a pessoas que tenham exposição ao material sem a devida proteção, em determinado período, deve reconhecer tempestivamente a ocorrência da contingência, pois o custo que a empresa terá para reparar os prejuízos causados a terceiros, precisa estar associado a receita que ela gerou ao causar tais prejuízos (confrontação das despesas com as receitas nos períodos contábeis).

Estrutura da Contabilidade Ambiental e Balanço Ambiental

Quando se trata de discutir a questão ambiental, é o de compatibilizar o crescimento econômico com a preservação ambiental.

Ribeiro e Martins (1998) dizem que as demonstrações contábeis podem ser o canal adequado para tais evidencias, principalmente porque nestas estão contidos todas as informações pertinentes à situação patrimonial e desempenho da empresa em um determinado período. A adição das informações de natureza ambiental viria a enriquecer tais demonstrações, como também permitiria aos usuários melhores condições de acesso à informação para avaliar a grandeza dos investimentos ambientais comparativamente ao patrimônio e aos resultados no período.

Custos e Despesas Ambientais

Custos ambientais devem ser, reconhecido independente do desembolso, e imediatamente incorporados ao bem e/ou serviço que vise a preservação do meio ambiente, no momento de sua ocorrências

Os custos ambientais são gastos realizados pelas empresas para reduzir ou eliminar os efeitos negativos do seu sistema operacional sobre o meio ecológico. Entende que os custos ambientais compreendem os gastos referentes ao gerenciamento, de maneira responsável, dos impactos da atividade empresarial no meio ambiente, assim como outros custos incorridos para atender aos objetivos e exigências ambientais de órgãos de regulação, devendo ser reconhecidos a partir do momento em que forem identificados.

Receitas Ambientais

O que se pode entender por receitas ambientais, seria o lucro obtido na venda de resíduos e sucatas, que normalmente seriam descartados ao lixo, caso a empresa não possuísse o costume de negociar estas sobras.

Uma receita “intangível” que a empresa gera ao atuar com responsabilidade ambiental esta ligada ao que chamamos de GOODWILL (Diferença entre o valor atual da empresa como um todo, em termos) de capacidade de geração de lucros futuros,, que é a diferença entre o valor contábil e o valor de mercado da empresa. Isso significa que, o valor da empresa seria aumentado, devido ao seu comprometimento com as causas ambientais.

Ativos Ambientais

São os investimentos na área do meio ambiente, deverão ser classificados em títulos contábeis específicos, identificando, de forma adequada, os estoques ambientais, o ativo permanente imobilizado ambiental e o diferido ambiental.

Passivos Ambientais

Define-se como o conjunto de dívidas reais ou potenciais que o homem, a empresa ou a propriedade possui com relação à natureza por estar em desconformidade com a legislação ou procedimentos ambientais propostos.

Qualquer pessoa pode fazer uma análise ou um balanço para saber se contribuiu para o passivo ambiental. Basta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com