TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ambiental

Exames: Contabilidade Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O contador como o investigador das práticas nas empresas, observa e evidencia a responsabilidade social com o meio ambiente e a comunidade onde estão inseridas, mensurando em alguns casos um crescimento patrimonial conquistado através da destruição e poluição, devendo ele oferecer elementos visando o equilíbrio entre as atividades da empresa e a sociedade. As empresas desempenhando atividades ligadas a responsabilidade social conseguem uma maior lucratividade e um crescimento decorrente do tratamento aos seus empregados, clientes e a comunidade. A contabilização dos eventos que envolvem a sociedade e o meio ambiente vem mensurar as políticas empresariais e demonstrar o comprometimento com o desenvolvimento sustentável. Para o Instituto Ethos (2004, p. 1), a responsabilidade social pode ser definida como “uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social”. Cada vez mais se discute o do papel das empresas como agentes sociais no processo de desenvolvimento. É de extrema importância que as empresas não se preocupem apenas com o lucro de seus produtos, mas também com o impacto que o desenvolvimento de seus serviços ou produtos gera na comunidade e no meio ambiente, assumindo seu papel de corretor desses impactos e de agente social responsável visando o bem estar da sociedade.

A sociedade vem exigindo que as empresas evidenciem sobre os impactos que suas atividades produtivas causam sobre as pessoas e o meio ambiente e sobre o que está sendo feito para minimizar ou compensar esses impactos. Nesta perspectiva, a Contabilidade, por ser um instrumento de comunicação das organizações com a sociedade, deve gerar e divulgar informações ambientais em suas demonstrações. Tinoco e Kraemer (2004) relatam que as questões ambientais, ecológicas e sociais, hoje presentes nos meios de comunicação, vêm fazendo com que os contadores e os gestores.

Passem a considerá-la nos sistemas de gestão e contábeis, dando ensejo ao reconhecimento da Contabilidade Ambiental. Todavia, essa Contabilidade é ainda pouco utilizada nas empresas, mesmo no contexto internacional. Considerando que as empresas do setor de alimentos e prestadoras de energia elétrica divulgam suas Demonstrações Contábeis obrigatórias e que fazem o Balanço Social, o presente estudo busca responder a seguinte questão: Qual a representatividade e que tipos de investimentos estão sendo efetuados pelas maiores empresas catarinenses do ramo alimentício.

E prestadoras de serviços de energia elétrica?

Visando responder a essa questão, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os investimentos ambientais efetuados e evidenciados pelas maiores empresas catarinenses do setor de alimentos e prestadoras de energia elétrica. A pesquisa justifica-se

Por evidenciar os investimentos de empresas catarinenses de inquestionável importância nos.

setores alimentício e de serviços de energia elétrica realizados na área ambiental.

Contabilidade Ambiental

Como boa parte dos recursos naturais são limitados é importante que se tenha um controle das ações das empresas devido ao comprometimento do equilíbrio ecológico. Segundo Kraemer (2005), a Contabilidade Ambiental é a contabilização dos benefícios e prejuízos que o desenvolvimento de um produto ou serviço pode trazer ao meio ambiente, ou seja, é um conjunto de ações planejadas para desenvolver um projeto, levando em conta a preocupação com o meio ambiente. Em outras palavras, a Contabilidade Ambiental é o registro dos bens, direitos e obrigações ambientais de uma determinada empresa e suas respectivas mutações. Conforme Iudícibus e Marion (2000), a Contabilidade ambiental se preocupa com a proteção do meio ambiente. Em função dos recursos naturais se tornarem cada vez mais escassos, um número crescente de empresas participa de um desenvolvimento sustentado, de gerenciamento ambiental para redução de custos operacionais, de cuidados para reduzir o risco de poluição acidental ou indiciosa, entre outros. Para Tinoco (2004, p. 166-167) a Contabilidade Ambiental “destaca em particular os gastos e as ações ambientais que decorrem das atividades operacionais das empresas, ao reconhecerem a existência de compromissos com o meio ambiente”. Assim, o impacto das atividades da empresa no meio ambiente deve ser evidenciado pela Contabilidade, como é destacado por Ferreira (2003, p. 108), “a Contabilidade Ambiental não é outra Contabilidade; assim, todos os eventos econômicos ou fatos contábeis relativos a ações realizadas pela Entidade que, por consequência, causem impacto ao meio ambiente, devem ser reconhecidos e registrados pelo sistema contábil”. As atividades de cunho ambiental, de acordo com Wernke (2001, p. 46), passaram a ser, mercadologicamente, estratégicas por uma razão fundamental, “influenciam substancialmente a continuidade da empresa, em decorrência do significativo efeito que”.

“Exercem sobre o resultado e a situação econômico-financeira”.

A Contabilidade não pode solucionar os problemas ambientais, mas alerta a sociedade para a gravidade do problema. Através da transmissão de informações ficam provado quais empresas estão preocupadas com a degradação do meio ambiente e quais não estão, podendo os consumidores optar em comprar produtos apenas de empresas que exerçam a responsabilidade social, ou as empresas de créditos cederem apenas para as ambientalmente corretas e até mesmo perder investidores que estejam preocupados com essa questão.

Tipos de contabilidade ambiental

Os três tipos de Contabilidade Ambiental diferenciam-se quanto ao foco que pode ser a Nação, a empresa, a divisão, o estabelecimento, por linha de produção ou sistema; e quanto ao público alvo que pode ser interno ou externo. A Contabilidade Ambiental Nacional, conforme Paiva (2003, p. 20), “diz respeito a toda nação, subsidiando a geração de indicadores que podem ser utilizados no acompanhamento e avaliação das políticas macroeconômicas ambientais”. Por sua vez, a Contabilidade Ambiental Gerencial é usada pelos gestores para tomadas de decisão, não tendo uma forma legal para sua divulgação ou confecção, se refere ao uso de dados sobre custos ambientais e desempenho nas decisões e operações de negócios. Para Raupp (2001) o gerenciamento ambiental das empresas tornou-se, no mundo moderno, uma questão prioritária, já que elas não funcionam isoladamente e sim em um contexto globalizado, que hoje exerce diversas pressões com vistas à observância das variáveis ambientais. Por fim, a Contabilidade Ambiental Financeira é um sistema da Contabilidade que tem como missão a identificação, avaliação e evidenciação de eventos econômico-financeiros relacionados à área ambiental. Segundo Paiva (2003, p. 22), “a Contabilidade Ambiental, nesse contexto, se refere à estimação e divulgação ao público de suas responsabilidades ambientais e custos ambientais financeiramente materiais”. Ou seja, ela serve de instrumento de reporte e comunicação entre empresas e sociedade, visando a sua continuidade.

Empresas que investem em contabilidade ambiental

CELESC, TRACTEBEL, SADIA, PERDIGÃO.

...

Baixar como  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »