TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ambiental

Trabalho Universitário: Contabilidade Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  2.508 Palavras (11 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA

SUZANE EVELIN ZAMPIERI

VANIA PADILHA DE ALMEIDA

CONTABILIDADE AMBIENTAL: APLICANDO O

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS

PONTA GROSSA

2013

CONTABILIDADE AMBIENTAL: APLICANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS

RESUMO

O presente artigo visa ampliar os conhecimentos relativos desenvolvimento sustentável alinhado aos aspectos da Contabilidade Ambiental, ao tratar do relato e da mensuração dos eventos econômicos das organizações que tenham relação direta ou indiretamente com o meio ambiente. Visando às empresas se enquadrarem no padrão para a não degradação do meio em que vive a sociedade. Esta pesquisa buscou analisar como as empresas estão atuando com as informações de natureza contábil ambiental e sua interação com o desenvolvimento sustentável. A pesquisa será dividida em: embasamento teórico dentro da metodologia e apresentação da pesquisa através dos conhecimentos encontrados em fontes bibliográficas, artigos, textos e documentos obtidos na internet.

Palavras Chave: Desenvolvimento Sustentável, Contabilidade ambiental, Empresas.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de apresentar a Contabilidade Ambiental como uma informação para o desenvolvimento sustentável nas empresas, pois cada vez mais a proteção ao meio ambiente vem tornando-se uma preocupação nas organizações.

A preservação do meio ambiente converteu-se em um dos fatores de maior influência da década de 90, com grande rapidez de mercado. Assim, as empresas começam a apresentar soluções para alcançar o desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo aumentar a lucratividade de seus negócios. (TINOCO APUD TACHIZAWA e CARVALHO, 2009, p. 99).

A contabilidade nos dias atuais não pode deixar de reconhecer a importância da proteção ao meio ambiente. Esse é um assunto complexo implica em dificuldades para os contadores, já que proporciona gastos para as empresas.

Devido a essa situação encontrada atualmente, o problema da pesquisa gira em torno de como as empresas colaboram com o meio ambiente e como são realizados os trabalhos para que as ações gerem resultados para ambos.

Tendo a importância de demonstrar através dos resultados encontrados a possível influência do desenvolvimento sustentável na vida econômica das empresas.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CONTABILIDADE AMBIENTAL

A Contabilidade ambiental é o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, e suas respectivas mutações - expressos monetariamente. A contabilidade como ciência apresenta condições, por sua forma sistemática de registro e controle, de contribuir de forma positiva no campo de proteção ambiental, com dados econômicos e financeiros resultantes das interações de entidades que se utilizam da exploração do meio ambiente.

Conforme define Christophe (2001, p. 100), “um sistema destinado a dar informações sobre a rarefação dos elementos naturais, engrenado pelas atividades das empresas e sobre as medidas tomadas para evitar a rarefação”.

A Contabilidade Ambiental pode ser entendida como a atividade de identificação de dados e registro de eventos ambientais, processamento e geração de informações que subsidiem o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões.

A contabilidade financeira ambiental tem o objetivo de registrar as transações da empresa que impactam o meio ambiente e os efeitos das mesmas que afetam, ou deveriam afetar, a posição econômica e financeira dos negócios da empresa, devendo assegurar que: a) os custos, os ativos e os passivos ambientais estejam contabilizados de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade ou, na sua ausência, com as práticas contábeis geralmente aceitas; e b) o desempenho ambiental tenha a ampla transparência de que os usuários da informação contábil necessitam.

Os custos ambientais que devem ser considerados no âmbito dos relatórios contábeis são aqueles que se referem ou que surgem de transações entre a empresa que reporta os referidos custos e uma outra parte, ou seja, são os denominados “custos internos”.

O reconhecimento e a mensuração de custos ou eventos que não são absorvidos pela empresa, aqui referidos como “custos externos”, não devem ser considerados. Ao desprezá-los, a contabilidade ambiental opera apenas com os dados ambientais que possam afetar a saúde econômico-financeira e o nível de risco financeiro e ambiental das empresas. Note-se que a definição de “custo interno” ou “custo externo” não é estática, pois a legislação e outras medidas podem impor uma obrigação sobre a empresa, convertendo um custo externo em interno.

2.1.1 Evolução da Contabilidade Ambiental

Ao depararem com problemas de gestão relativos ao meio ambiente, os gestores passaram a requerer da contabilidade informações financeiras que os ajudassem nesse trabalho e para as quais os contadores, de modo geral, não se encontravam preparados. Esse fato acentuou-se na década de 90. Principalmente a partir da ECO/92 e, também, em decorrência do agravamento dos problemas ambientais, de modo geral. A partir daí, contadores, institutos de pesquisa, organismos profissionais e órgãos de governo de vários países começaram a estudar o assunto, com o objetivo de contribuir para o estabelecimento de novos procedimentos, de uma nova metodologia ou,ainda de contribuir para o aprimoramento dos procedimentos e da metodologia contábil já existentes, a fim de apresentar uma resposta que satisfizesse aos gestores quanto suas necessidades de informações financeiras sobre o meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com