TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Eclesiástica

Por:   •  6/10/2016  •  Monografia  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE ARTIGO CIENTÍFICO

CONTABILIDADE ECLESIASTICA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DAS ENTIDADES.

RESUMO

Utilizando-se das pesquisas exploratória e descritiva, este estudo procurou conhecer como é a Gestão das Igrejas Evangélicas no Brasil, como a liderança ou o Colegiado da Igreja Local trabalha na administração. Uma administração pautada em transparência e organização que facilita o bom entendimento para aqueles que procuram subsídios nesta área. Desta forma, este trabalho visa evidenciar experiências do cotidiano dessas entidades e como funciona seu controle interno, identificando as necessidades do público e como são recebidas as informações gerenciais, para a tomada de decisões, para tanto o estudo contou com a colaboração do um escritório especializado em consultoria e auditoria no 3° setor a LB Assessoria

Palavras-chave: Gestão. Contabilidade Eclesiástica. Ferramenta de Gestão.

* Graduado em Ciências Contábeis – Pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, Pós Graduado em Controladoria e Finança pela Fundação Escola e Comércio Alvares Penteado e Cursando MBA em Gestão Empresarial e Negócios E-mail: bruno.bernardes@lbassessoria.com.br

** Graduada em Comunicação Social – hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Marketing pela UVV e Mestre em Educação pela UFES. Professora de Metodologia de Pesquisa da Universidade Vila Velha. E-mail: taniaabreu@uvv.br

1 INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTO DO PROBLEMA

A contabilidade é uma ferramenta essencial para o controle de toda empresa. É através dela que se traz recursos que evidenciam planejamento, tomada de decisões e controle e acompanhamento de operações.

Entre vários campos de atuação da contabilidade existe a contabilidade gerencial, que é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência de uma empresa. Conforme Crepaldi:

Contabilidade gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial. Crepaldi, (1998, p.18)

Sob este prisma este trabalho visa analisar a administração da Igreja Evangélica Local que compõe o 3° setor, para mostrar ao Líder ou Colegiado que a Contabilidade fornece como obrigação demonstrativos que podem e devem servir como ferramenta de gerenciamento para suas tomadas de decisões.

O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público. O Seu crescimento se deu devido a ineficiência dos serviços públicos, se tornando mais viável investir em setor “privados” que fizessem o trabalho social e assistencial na vacância do governo.

Como exposto, por se tratar de um tema com grande importância social, pois tem objetivo de gerar informação de transparência de como a administração Eclesiástica se comporta perante os órgãos governamentais, este estudo teve a proposta de responder a seguinte questão de investigação: – Como a contabilidade Eclesiástica e suas informações podem ser tonar uma ferramenta de gestão?

1.2 SUPOSIÇÃO OU HIPÓTESE

Foram elaboradas duas hipóteses:

1) A contabilidade e seus demonstrativos conseguem desenvolver ferramentas e métodos gerencias para tomada de decisões.

2) A Entidade Religiosa através de sua Liderança ou Colegiado, por meio das informações contábeis, pode criar métodos de gerenciamento ou controles internos.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Geral

O Objetivo geral do trabalho desenvolvido é demonstrar para a Liderança ou Colegiado como a Contabilidade Eclesiástica pode e deve servir como ferramenta de gestão, auxiliando na tomada de decisões.

1.3.2 Objetivos Específicos:

Foram traçados os seguintes objetivos específicos:

a) Conhecer administração da Igreja Local.

b) Conhecer as dificuldades de gestão líder da Igreja Local;

c) Fazer estudos de caso referente prestações de serviços administrativos contábeis a Igreja Evangélica Local.

1.4 RELEVÂNCIA DO ESTUDO

O estudo escolhido pelo autor tem motivação pessoal e profissional para entender e evidenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com