TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Financeirra

Casos: Contabilidade Financeirra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

funções hiperbólicas. Então, tem-se que qualquer função elementar, exceto as polinomiais são criadas a partir da função exponencial, as funções exponenciais "transitam entre a adição e a multiplicação" como é expressado nas seguintes leis exponenciais:

A principal característica de uma função exponencial é o aparecimento da variável no expoente. Esse tipo de função expressa situações onde ocorre grandes variações em períodos curtos. As exponenciais, como são conhecidas, possuem diversas aplicações no cotidiano, na Matemática financeira está presente nos cálculos relacionados aos juros compostos, pois ocorre acumulação de capital durante o período da aplicação. Vamos analisar alguns exemplos e verificar a praticidade das funções exponenciais.

Uma função exponencial é utilizada na representação de situações em que a taxa de variação é considerada grande, por exemplo, em rendimentos financeiros capitalizados por juros compostos, no decaimento radioativo de substâncias químicas, desenvolvimento de bactérias e micro-organismos, crescimento populacional entre outras situações. As funções exponenciais devem ser resolvidas utilizando, se necessário, as regras envolvendo potenciação, a função exponencial expressa um crescimento ou um decrescimento característico de alguns fenômenos da natureza, bem como o funcionamento dos juros compostos, importantes na matemática financeira.

Função Exponencial: Chamamos de funções exponenciais aquelas nas quais temos a variável aparecendo em expoente, para resolver uma equação exponencial, você deve reduzir ambos os membros da igualdade a uma mesma base. Então, basta igualar os expoentes para recair numa equação comum. Há equações exponenciais em que não é possível reduzir de imediato os dois membros à mesma base, então, para resolvê-las, devemos recorrer as propriedades da potenciação para reduzir ambos os membrosda igualdade a uma mesma base.

PASSO 2

Com base nas necessidades operacionais e estratégicas de nossa empresa Aroma e Cia, realizamos uma avaliação diversos setores e percebemos que será necessário realizar um financiamento visando a aquisição de maquinário, atualização de softwares e hardwares assim como uma renovação no layout da loja, desta maneira realizamos uma pesquisa em algumas possibilidades de financiamento chegando a seguinte conclusão:

A)

B)

C)

PASSO 3

Depreciação do final de 5 anos

Com o empréstimo que realizamos, iremos adquirir três máquinas esterilizadoras que realizaram o serviço executado por 15 funcionários, sabemos que após a compra a mesma terá o valor depreciado a uma taxa de 11,5% ao ano. O valor desta máquina é R$ 68.500,00.

No final de 5 anos sabemos através de uma função exponencial que o valor da mesma será de R$ 37.188.35

f(5)=68500.(0,885)^5 = 37188.35

Com quantos anos a máquina valerá a metade do preço?

Desejamos saber se x quando f(x) = V/2 . Lembrando que V é o valor inicial de 68500.

V/2=V.(0,885)^x cortando V em ambos os lados:

1/2 = (0,885)^x

log 0,5 = log (0,885)^x

log

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com