TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Artigos Científicos: Contabilidade Gerencial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade Empresarial

A contabilidade gerencial define-se pelo processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras usadas pela administração para planejamento, controle e tomada de decisão.

Ela tem papel importante no processo de tomada de decisões, não como tomadores de decisões, mas como coletores de dados importantes.

Seu objetivo é prover, objetivamente, os diversos níveis gerenciais com informações avaliadas de natureza econômica e financeira, para atender necessidades de controle e planejamento.

O contador gerencial tem como função o papel de assessoria, controle e planejamento e oferecer sugestão – quando solicitada – para uma decisão, mesmo que a decisão final pertença ao administrador da empresa.

As características do contador gerencial é apresentar de maneira clara, resumida e operacional dados contidos na contabilidade financeira e de custos, junta-las com outros conhecimentos ligados à área contábil, para suprir a administração em seu processo decisório.

As principais ferramentas contábil-gerencial são:

• Fluxo de caixa

• Custeio direto ou variável

• Custeio por absorção

• Orçamento

Embora a profissão contábil vem conquistando espaço, a sociedade ainda tem uma imagem distorcida e distante do atual momento que vivenciamos na profissão. É fato incontestável que muitas pessoas e segmentos da sociedade veem a profissão num patamar inferior às de maior destaque, fazendo parte de uma espécie de 2º escalão.

E para que a sociedade saiba e reconheça o verdadeiro papel do profissional da contabilidade, as lideranças e órgãos ligados a profissão, estão se unindo em 2013 – Ano da Contabilidade no Brasil – com o objetivo de:

• Informar a sociedade quais os serviços prestados por profissionais da contabilidade;

• Conscientizar a população da importância do profissional da contabilidade para o desenvolvimento socioeconômico do país;

• Fortalecer a imagem do profissional da contabilidade perante a sociedade como parceiros dos empresários, no que se refere a gestão do negócio, e do Estado na execução e na prestação de contas fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com