TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial 7 Serie

Monografias: Contabilidade Gerencial 7 Serie. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1

Passo 2

Respostas:

1 - Auxiliar a gerência na tomada de decisões é o objetivo precípuo da contabilidade

Gerencial.

2 - Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macroconjuntos de informações; o primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial. Por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

3 - Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45), os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam: Controle Operacional – Fornece Informação (feedback)

sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas. Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto

ou serviço aos clientes. Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais. Controle estratégico – Fornece informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.

4 - Conforme Iudícibus (1998, p.22), o ponto de ruptura são: Os relatórios mais utilizados pela contabilidade financeira são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. A gerencial utiliza: orçamentos, relatórios de custos, relatórios de desempenho e outros facilitadores da tomada de decisão. Enquanto os primeiros possuem uma freqüência regulamentada, anual, mensal, os últimos são elaborados de acordo com a necessidade da administração da entidade Padoveze (2000, p.31).

5 - Algumas funções do Contador Gerencial:

1. Garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo;

2. Fazer compilação, síntese e análise da informação;

3).Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa;

4. Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação;

5. Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente;

6. Organizar o sistema de informação gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados;

7 Comparar o desempenho esperado com o real;

8. Pensar e planejar a administração tributária;

9. Elaborar relatórios para o governo e entidades oficiais;

10. Proteger os ativos da empresa.

6 - Podemos definir como característica do contador gerencial a precisão e a defesa dos interesses da empresa, pois os administradores querem que o controller forneça dados e números precisos e pertinentes à decisão que será tomada, querem inclusive que ele recomende qual deve ser a decisão, mesmo que não seja esta a decisão tomada pela alta administração. O contador gerencial deve ser uma pessoa altamente qualificada, com profundo conhecimento dos princípios contábeis, pois é ele quem definirá e controlará todo o fluxo de informações da empresa, fazendo com que, como já foi dito anteriormente, as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a administração superior só receba informações úteis à tomada de decisões.

ETAPA 2

Passo 2

Custos

São medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços.

Custos Diretos (CD)

É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.

Custos Indiretos (CI)

É o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Custos Fixos (CF)

São aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.

Custos Variáveis (CV)

Aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.

Perda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com