TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade O conceito de ativos

Tese: Contabilidade O conceito de ativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  4.838 Palavras (20 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 20

Referencial Teórico

O conceito de ativo, como núcleo fundamental da Teoria Contábil, foi classificado por Iudícibus (2009). Esse conceito é apresentado como “o conjunto de bens, direitos ou serviços de uma entidade” ou até como “aplicações de recursos” de uma empresa. Segundo o autor, o estudo do ativo é tão importante, que poderíamos dizer que é o capitulo essencial da contabilidade, pois à sua definição e avaliação está relacionada à junção de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas, além de envolver discussões sobre diferenças metodológicas para mensurar elementos patrimoniais.

Este conceito, também se utiliza nas definições de importantes itens como: receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos contábeis.

De acordo com Hendriksen e Van Breda, os ativos são espécies de reservas de benefícios futuros, que são obtidos ou controlados por uma entidade. Dessa maneira, a principal característica referente à capacidade de prestar benefícios futuros é conceituada também por Iudícidus. Todo ativo representa, imediatamente ou mediatamente, direta ou indiretamente, uma promessa futura de caixa.

Perez e Famá acreditam na ideia de que para a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma empresa, representados em moeda e disponível a administração; já sob uma visão financeira e econômica.

Diversas foram as colaborações de pesquisadores para o conceito de ativo. Paton, já abordava a questão da materialidade, Meigs e Jonhnson definem ativos como recursos econômicos possuídos, o conceito se limita ainda à posse do ativo, Sprouse e Moonits ao conceitua-lo passa ideia de benefícios futuros esperados, Martins declara que o valor dos benefícios futuros que determinará o valor do ativo e não o agente de fato .

De fato, os ativos são os itens de mais difícil mensuração e contabilização, entre esses: os gastos com organização, marcas, gastos com pesquisas, capital intelectual, franquias, etc. O desenvolvimento das tecnologias de informação ajuda a elevar o conceito de valor do capital intelectual. Atualmente o conhecimento de processos tecnológicos tem um valor muito maior do que físico dos computadores de empresas.

Valores de entrada e valores de saída são alternativas de mensuração, valores de entrada são baseados em custo histórico, custo histórico corrigido, custo corrente e custo corrente corrigido. Já os de saída, são valores descontados das entradas líquidas de caixa, preços correntes de venda, valores de liquidação e equivalentes correntes de caixa.

Outro conceito utilizado atualmente é o de marcação a mercado, normalmente é utilizada para avaliar títulos de modo que os investidores possam saber o valor a sua carteira, baseada no preço de fechamento do mercado.

O entendimento de que bens de uma empresa possuem capacidade de prestações de serviços e de geração de benefícios econômicos futuros pode se verificar a fundamental importância para uma correta definição do conceito de ativos.

De forma inversa, o conceito de passivo revela que atualmente eles assumem medidas diretas de obrigações de empresas, dessa maneira autores alegam que por conta da conscientização da necessidade de reconhecimento de mais obrigações nos balanços, tem ocorrido uma explosão de tipos distintos de passivos.

O conceito de passivo acompanha a evolução das discussões cientificas e passa por mudanças na busca de refletir a realidade vivenciada. Canning conceituou passivo como um serviço, com valor monetário, que uma entidade é obrigada a prestar a uma segunda pessoa, ou grupos.

Pela Associação Americana de Contadores, passivo se define como sendo “os interesses pelos credores, ou seja, as exigibilidades e insere a temporalidade do conceito, do passado ao presente em direção ao futuro.

É de fundamental importância compreender as diferentes formas de conceituar as variações que ocorrem em entidades, o critério adotado o resultado liquido pode apresentar-se diferente. Assim como as receitas e ganhos que precisam ser diferenciados. As receitas estão ligas a atividades básicas de uma empresa, diferente dos ganhos. Eles atuam no sentido de aumentar o resultado da entidade.

As despesas são contrapartida das receitas, partindo na idéia de lucro. A despesa é concretizada do esforço, em termos monetários, para a geração de receitas. O fator de despesa é o esforço continuado para produzir receita, como receita pode derivar da despesa, a receita futura pode ser facilitada por gastos passados ou futuros.

Podem ser entendidas como eventos líquidos desfavoráveis, as perdas, que vêem de atividades não gerados de receitas, ocorrências não usuais, que refletem na participação dos proprietários.

Pode-se entender de que perdas devem ser avaliadas pelo seu valor histórico, os casos de relevâncias em relação ao preço de mercado.

Exercícios de Fixação

1) O Patrimônio é representado por:

a. Bens

b. Bens e obrigações

c. Ativo e patrimônio liquido

d. Ativo+passivo+patrimônio liquido

e. Direitos+ obrigações

Resp : Alternativa D.

2) As “aplicações” de uma Empresa fazem parte:

a) Do ativo

b) Do passivo

c) Do patrimônio líquido

d) Das obrigações

e) NDA

Resp : Alternativa A .

3) (AFTN/85) Assinale a alternativa que indica situação patrimônio inconcebível:

a) Situação Líquida igual ao Ativo.

b) Situação Líquida maior que o Ativo.

c) Situação Líquida menos do que o Ativo.

d) Situação Líquida maior do que o Passivo Exigível.

e) Situação Líquida menor do que o Passivo Exigível.

Resp: Alternativa B.

4) (FTE-MG/93) A representação gráfica dos estados patrimoniais que indica a existência de “Passivo Descoberto” é :

a) Passivo+ Patrimônio Líquido=Ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com