TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito ativo

Seminário: Conceito ativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Seminário  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Ativo

“MARION, 2006, conceitua ativo como “o conjunto de bens e direitos de propriedade [...] trazem benefícios, proporcionam ganho para a empresa.”.

Ludicidus (209) classifica o conceito de ativo fundamental para teoria contabilidade, porem esse tema ainda hoje esta em discussão.

Para alguns autores é imprescindível o estudo do ativo, pois suas definições e avaliação estão ligadas a multiplicidade de relacionamentos contábeis e decisões futuras.

Alguns autores defende a tese que ativo nada mais é que reserva de benefício futuros (Hendriksen e VanBreda (2007)). outro defende a tese que ativo são bens e direitos de uma entidade expresso em moeda a disposição de forma imediata.

Depois de tanta controvérsia e definições Goulart (2002), relata em sua pesquisa que os profissionais da área contábil possuem conhecimento superficial do que seja “ativo”.

Porem como passar dos anos e novas reformulações foram surgindo varias definições do que são ativo e nova denominações, por fim destaca-se a conceituação elaborada por alunos de contabilidade da USP e PUCSP : “Ativo são recursos controlado por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediata, fluxo de caixa”

Temos ainda que considera que ativo não se trata de bens apenas tangíveis somente capital físico(dinheiro e bens materiais),pois com a velocidade das informações e com a evolução humana passamos a considerar os ativos intagives ou Intelectual (o que não posso mensurar um valor, porém coseguimos tem um ativo tangível no futuro).

Conceito de Passivo

Canning (1929) conceituou o passivo como valor monetário, que o proprietário é obrigado legalmente a presta a uma ou mais pessoas, esse valor monetário legal pode com o tempo se torna um ativo. acessado em 04/11 as 21:41 http://www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/843.pdf

Com base nas normas internacionais de contabilidade, passivo é uma obrigação de acontecimentos passados, que quando pagos possam resultar em um recurso da entidade que incorpora um beneficio econômico. muita definições de passivos passam por esse mesmo paradigma(que passivo é somente contas a pagar).

Porém a FASB sugere no §35 do SFAS seis que diz ser os passivos “sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes de uma entidade no sentido de transferir ativos ou serviços para outras entidades no futuro em consequência de transações NE eventos passados. Para alguns autores para mensurar os passivos exigíveis se faz necessário segregados em duas categorias: os passivos exigíveis monetários e os não monetário.

O primeiro consiste na obrigações que envolve pagamento com valores predeterminado.por outro lado os não monetários são provenientes da obrigações de fornecer bens e serviços em quantidade e qualidade predeterminadas.

Conceito de Goodwill

Segundo Pinho (1997), o goodwill é definido como sendo “fundo de comércio; bens intangíveis, tais como o bom relacionamento com os clientes, moral elevado dos empregados, bom conceito nos meios empresariais, boa localização”.contudo , o conceito de goodwill vai além excelência no relacionamento comercial. O goodwill pode ser definido como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com