TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Publica

Relatório de pesquisa: Contabilidade Publica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Segundo os autores DALFOVO Oscar e MAÇANEIRO Wanderley, a Contabilidade exerce um papel importante numa organização, seja ela publica ou privada É através de suas informações que se pode conhecer o grau de solidez que uma empresa se encontra. O Conselho Federal de Contabilidade afirma que o objetivo cientifico da contabilidade manifesta se na correta demonstração do patrimônio e na apresentação e analise das causas de suas mutações. Entenda se por mutação, todo fenômeno capaz de alterar o patrimônio liquido de uma organização.

No passado os gastos públicos eram realizados de forma desordenada e ineficiente, sem ou quase nenhuma preocupação, com o planejamento financeiro. A falta de profissionalismo e competência dos técnicos envolvidos nas áreas administrativa e financeira, o dever de prestação de contas por parte dos dirigentes do estado para com a sociedade brasileira, e a centralização do poder tiveram grande notoriedade.

A de se convir que com a promulgação da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) as exigências para com esses governantes se tornaram ainda maiores, mas infelizmente o numero de profissionais capacitados á área, especificamente o Contador (responsável direto pela prestação de contas junto à comunidade nas audiências publicas) ainda é insuficiente para atender esta demanda.

Ramos de atuação do Contador

A profissão possui vários ramos em que o profissional pode seguir:

Contador de Órgãos Públicos;

Contadores Empresários de Organizações Contábeis;

Contadores de Empresas Privadas;

Contadores Consultores e Assessores de Organizações Empresariais;

Contadores de Organizações Internacionais;

Contadores Auditores Externos e Internos;

Contadores Professores Universitários;

Contadores Pesquisadores e Escritores Contábeis;

Contadores de Custos, Gerenciais, Investigadores de fraudes,

Controllers;

Peritos Contábeis;

Planejadores Tributários;

Analistas Financeiros;

Administrador Judicial.

‘O mercado de trabalho, na área de Ciências Contábeis, é um universo sem fronteiras, que todo profissional contábil almeja alcançar. ’ (PEREIRA, 2000, P.82)

A busca de conhecimentos em outras áreas torna se um beneficio para o profissional. Souza (2008, p.88) afirma que ‘’ não basta apenas deter conhecimentos inerentes a área contábil, é também necessário dominar conhecimentos de áreas afins e dispor de recursos de comunicação oral, escrita, e visual.

Faze se necessário que o profissional contábil desenvolva estudos para conhecer as necessidades dos usuários da informação contábil e que as assimile, pois só assim poderá alcançar qualidade em seus serviços. (PEREIRA, 2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com