TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Social

Artigos Científicos: Contabilidade Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  2.040 Visualizações

Página 1 de 7

2. Explique o significado econômico de um déficit no balanço de pagamentos em transações correntes. Procure explicitar em quais situações esse déficit pode ser benéfico e em quais ele é indesejável.

R:Isso significa que, num determinado período, o país “produziu” por meio da venda de bens e serviços, bem como recebimento de transferências, uma quantidade de divisas (atualmente dólares) insuficiente para, em contrapartida, pagar as despesas em divisas contraídas no mesmo período.

Benéfico: quando o país tem um déficit, mas adquirido com aquisições demáquinas, equipamentos ou tecnologias tendo como objetivo elevar a eficiência econômica do país e sua capacidade de reverter o mesmo.

Indesejável: quando o país tem sucessivos déficits em transaçõescorrentes, deixando-o vulnerável às crises internacionais, tendo que implantar políticas de ajustamento de caráter recessivo que impõe grandes sacrifícios a todos, principalmente aos pobres.

3. Considere os seguintes dados relativos às transações entre residentes e não residentes de um país, em unidades monetárias, num determinado período de tempo:

I. O país exporta, recebendo à vista, mercadorias no valor de 600;

II. . O país importa mercadorias, à vista, no valor de 250;

III. Ingressam no país, sob a forma de investimentos diretos, 100 em mercadorias;

IV. O país paga juros de empr6stimos no valor de 30;

V. O país paga amortizações de empréstimos no valor de 70;

VI. O país remete lucros no valor de 10;

VII. O país paga fretes no valor de 50;

VIII. . Ingressam no país, sob a forma de capitais de curto prazo, 200.

Pede-se:

a) O saldo da balança comercial;

b) O saldo da balança de serviços;

c) O saldo do balanço de pagamentos em transações correntes;

d) O saldo total do balanço de pagamentos;

e)A variação das reservas.

4. Considere os seguintes dados:

Taxa de cambio no período 1 = 1,05

Taxa de cambio no período 2 = 1,25

Inflação interna ao longo do período 1 = 40%

Inflação externa ao longo do período 1 = 5%

Com base na definição de taxa de cambio real, pede-se

a) valorização/desvalorização nominal;

b) Valorização/desvalorização real.

5. Explique a conta corrente das administrações públicas do sistema que vigorou até 1996.

Até 1996, o sistema de contas nacionais do Brasil apresentava cinco contas:

Conta de produção

Conta de apropriação

Conta corrente do governo

conta consolidada de capital

conta transações com o resto do mundo

6. Defina taxa de câmbio e explique a influência de valorizações e desvalorizações sobre o desempenho do balanço de pagamentos.

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.

Se há mais dinheiro em circulação, aumenta a “oferta” e diminui a “procura” de dinheiro, logo ele desvaloriza. De forma inversa, quando existe menos dinheiro em circulação, diminui a “oferta” e aumenta a “procura” de dinheiro, logo ele valoriza.

7. Indique quais as vantagens do novo sistema de mensuração do produto nacional diante do anterior.

8. Analise cada um dos regimes cambiais, procurando identificar vantagens e desvantagens.

No regime de cambio flutuante, a taxa de cambio oscila livremente para garantir o equilíbrio do mercado, isto e, o equilíbrio entre oferta e demanda por moeda estrangeira. Nesse regime, a oferta é determinada pelos exportadores e pelos demais residentes que recebem renda e outros recursos de não residentes. Já a demanda é exercida pelos importadores e pelos residentes que transferem renda e demais recursos para o resto do mundo.As vantagens do regime de cambio flutuante. Protege os exportadores que em seus contratos podem fixar o cambio e trava-lo de desvalorização futura. Desvantagens: Inibe as importações porque acontece as valorizações da moeda, tendo que paga-la a tx.do dia sem saber o seu valor efetivo futuro após o desembaraço da importação.

No regime de câmbio fixo, o nível e determinado pelo Banco Central. Obviamente, não se determina o nível da taxa por decreto ou qualquer outro tipo de norma. Mecanismo de intervenção se da a partir da compra e venda da moeda estrangeira no mercado, pelo Banco Central, por um valor fixo. Nesse caso, e necessário que o Banco Central disponha de reservas suficientes para ser o grande vendedor e comprador do mercado. Vantagens da tx.fixa: protege os importadores da desvalorização cambial.Desvantagens da tx.fixa: não protege os exportadores porque os custos internos do pais não são absorvidos nos contratos de exportações normais e futuros.

9. Qual a relação entre CEI e TRU?

As informações apresentadas na TRU mostram os fluxos de oferta e demanda dos bens e serviços e, também, a geração da renda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com