TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Unopar 4° Semestre 2013

Casos: Contabilidade Unopar 4° Semestre 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  5.049 Palavras (21 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 21

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade estudar e conceituar alguns aspectos que permeiam o tema, como: a importância do orçamento na gestão financeira dentro de uma organização; suas relações com o orçamento empresarial, seu processo de implementação com o intuito de contextualizar e introduzir o assunto. Demonstrar de que forma e em quais departamentos ou atividades, pode-se utilizar o orçamento dentro de uma organização, através de algumas peças orçamentárias. Conhecer alguns dos diversos Métodos de orçamento, demonstrando algumas características, vantagens e desvantagens de cada método.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO

As empresas bem organizadas sabem da importância e das vantagens de um bom planejamento de suas atividades em busca de seus objetivos. As constantes mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, muitas delas produzidas pela globalização dos mercados, estão exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.

O orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte. Estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura.

É através do orçamento que se estabelece metas com a equipe, dando, assim, uma visão clara de onde a empresa quer chegar. A prática do orçamento empresarial é uma das técnicas administrativas bastante utilizadas pelas grandes instituições empresariais, nacionais e multinacionais.

Quando se trabalha sem o orçamento, trabalha-se pensando somente no mês (faturamento) e não são muito raras as equipes de gerentes e supervisores, não conhecerem os objetivos e as metas da empresa. Isto tem acontecido muito com as pequenas e médias empresas, pois elas têm relutado em utilizar o orçamento empresarial como forma de gerir e prever resultados futuros, dizendo que isso não faz parte da sua realidade. Tal posição tem que ser revista, pois, pela sua estrutura organizacional e pela forma como são dirigidas, são muito vulneráveis às mudanças do ambiente e, por isso, precisam desenvolver ferramentas de planejamento que possibilitem agilizar as decisões.

Um verdadeiro orçamento envolve todos os funcionários da empresa, principalmente gerentes e supervisores, pois são estes que irão fazer acontecer.

O orçamento consiste em uma série de previsões, que serão feitas com base no que se espera acontecer em cada setor e no mercado em geral, sempre levando em consideração os dados históricos, fatos ocorridos no passado, que permitam o mínimo de previsibilidade.

Um orçamento empresarial completo engloba, necessariamente, os seguintes orçamentos específicos:

• Orçamento de vendas;

• Orçamento de produção;

• Orçamento de matérias-primas;

• Orçamento de custos totais;

• Orçamento de despesas gerais;

• Orçamento de investimento;

• Orçamento de caixa;

• Orçamento de resultado.

Com o orçamento, todos passam a conhecer as metas e os objetivos da empresa, no mínimo para um ano. É necessário que a equipe, mensalmente, faça o acompanhamento, isto é, comparar o previsto com o realizado, corrigindo e redirecionando as ações afim de assegurar o cumprimento mais fiel possível do projetado.

2.2. ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO

Um orçamento mestre é o orçamento global de um negócio que inclui todas as receitas e despesas da empresa. Um orçamento mestre ajuda a determinar seus custos gerais e atribuir-lhes igualmente de cada departamento ou determinar a sua atribuição proporcional. Por exemplo, se você tem um recepcionista que tem todas as chamadas recebidas para cada departamento, você dividiria sua despesa igualmente entre seus departamentos. Se você fabricar bens, você pode atribuir um percentual maior de sua despesa utilitários para a sua loja do que para o seu departamento de marketing. Para criar um orçamento funcional, referem-se ao orçamento mestre da empresa para ajudar a atribuir a parcela de overhead corporativo para a função, departamento ou projeto para o qual você está criando um orçamento separado. O mesmo pode ser dividido em orçamento operacional e orçamento financeiro.

O Orçamento operacional descreve o resultado das atividades operacionais da empresa: Vendas, Produção, e Estoques de Produtos, já o Orçamento Financeiro Detalha as entradas e saídas de caixa e todas as posições financeiras.

O planejamento é uma função administrativa que, antecipadamente, determina quais os objetivos da empresa e o que deve ser feito para alcançá-los. Contudo, as empresas enfrentam dificuldades para implementá-lo; desta forma, para facilitar, usa-se segregá-lo em planejamento estratégico, tático e operacional, no intuito de facilitar a sua comunicação dentro dos diversos setores das organizações. Uma vez planejadas as metas da empresa, outra atitude a ser tomada é o controle da execução do planejamento. Caso não haja feedback em relação ao que foi planejado, não há, praticamente, justificativas para a execução do planejamento.

Este controle pode possibilitar à empresa a adoção de ações corretivas, melhorando os processos, fazendo com que ela alcance, mais facilmente, o que foi planejado.

Neste contexto, se inclui o orçamento, como sendo uma alternativa de instrumento ou ferramenta, capaz de assistir a gestão na tarefa de implementar o planejamento e auxiliar no seu posterior controle. Ponto pacífico na implementação do orçamento, assim como de qualquer outra ferramenta gerencial, é o fato de seu sucesso no auxílio à gestão depender de seu entendimento, fazendo-se necessária uma abertura na comunicação dentro de empresas, para que até mesmo os colaboradores de níveis hierárquicos inferiores, tomem conhecimento e entendam o que a administração se propôs a transmitir. Na implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com