TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade nas Empresas Comerciais

Por:   •  12/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  10.524 Palavras (43 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 43

INTRODUÇÃO

        

                         A contabilidade tem ganhado espaço nas empresas, e com o passar dos anos ela evoluiu juntamente com a sociedade, buscando aprimorar e gerenciar todas as informações para a tomada de decisão nas empresas. Trata-se de uma ciência cujo o objecto de estudo é o património das entidades. Controlando as variações qualitativas e quantitativas que possam ocorrer nele (o património).

                       Uma empresa que pretende antigir altos patamares, ela precisa de ter um departamento de contabilidade para direcionar os factos ou as efectividades do objecto social desta entidade. Desenvolvemos este trabalho para que fique claro à comunidade acadêmica ou não, que actualmente a contabilidade está presente em quase todas as empresas, principalmente aquelas que estão ligadas ao Estado.

                       Entretanto, focámo – nos apénas em abordar como a contabilidade actua nas empresas comerciais, uma véz que ela desempenha um papel preponderante dentro da empresa. Pois, para que o gestor tome uma decisão na empresa, ele irá basear-se nos documentos contabilísticos nomeadamente nas demonstrações financeiras. São esses documentos provenientes do departamento de contabilidade que auxiliam nas tomadas de decisões para evitar um deslise que possa por fim nas actividades das empresas.

PROBLEMÁTICA

                    Um dos grandes problemas que afecta as empresas, na sua maioria é a falta de informação. Independentemente da sua dimensão, ela precisa de um sector que desempenhe uma função contabilística com eficiência. Contudo, apresentamos a seguinte questão: Realmente é indispensável à contabilidade nas tomadas de decisões empresariais?

OBJETIVOS

OBJECTIVO GERAL

        O objectivo geral dessa pesquisa é mostrar como a contabilidade actua no sector empresarial, por meio das operações contabilísticas.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

                Buscar-se-á como objectivos específicos a explicação da evolução da contabilidade enquanto ferramenta de gestão.

                        Demonstrar a importância das técnicas contabilísticas na àrea empresarial.

                           • Correlacionar o uso adequado da contabilidade como factor de propensão ao sucesso dos negócios.

                            Explicação dos documentos contabilísticos utilizados nas empresas durante o exercíco económico.

HIPÓTESES

                        A contabilidade é imprescindível nas empresas, uma véz que ela auxília nas tomadas de decisões e ajuda a controlar o património empresarial de forma mais coerente e eficaz.

                        Ela também reconhece e armazena todas as informações relativas aos factos contabilísticos ocorridos na empresa, e essas informações poderão ser úteis futuramente.

JUSTIFICATIVA

                De acordo com as pesquisas realizadas pelo grupo, sobre a contabilidade nas empresas comereciais, ficou evidente que uma empresa sem a contabilidade não tem o devido controlo de todo o seu negócio. Pois, a contabilidade é a fonte de todos os registros que ocorrem na empresa, é exatamente ela que auxília na criação das condições necessárias para que o empreendimento se sustente e possa alcançar os objectivos que foram predeterminados. Assim, ajudando a equilibrar as suas receitas e despesas para que a empresa possa lucrar e cumprir com as suas obrigações. Com isso, as empresas evitam problemas de relacionamento que podem colocar em risco a sua imagem e reputação, bem como as operações futuras.

DELIMITAÇÃO

                                        Limitamo – nos em abordar os assuntos internos no que concerne à real situação económica e financeira de uma empresa.

                        

CAPÍTULO I - NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE A TEMÁTICA


  1. – A CONTABILIDADE

                            A Contabilidade é uma ciência social que estuda o Património de uma entidade económico-administrativa, pessoa física ou jurídica, com o objectivo de obter registros classificados e sintetizados dos fenômenos que afetam a sua situação patrimonial e financeira. Para o entendimento do que vem a ser a ciência da Contabilidade, podemos fazer uma analogia entre as três principais ciências envolvidas no universo das entidades económico-administrativas: Portanto, um empreendimento, para obter o sucesso esperado por seus investidores, deve primeiramente  passar pelas etapas de planeamento, execução e controle de suas acções.

                           Desta forma, temos a Economia no planeamento das metas da empresa, a Administração na execução de suas estratégias e ações e por fim a   Contabilidade no controle do resultado dessas ações. Todas as movimentações  possíveis  de  mensuração monetária são  registradas  pela  contabilidade, que em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios.

           

  1. - A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

                    A contabilidade se faz presente junto à sociedade há muito tempo anos A.C e seu desenvolvimento vem acompanhando com a evolução da civilização, mesmo sem a escrita a contabilidade era utilizada pelos homens através de pedras e fichas de barro com vários formatos que representavam o controle de mercadoria utilizado em transações comerciais passando assim por muitos anos até chegar à invenção dos números. Portanto, história da contabilidade principia com o homem primitivo, no começo costumavam a inventariar seus rebanhos com a finalidade de medir suas riquezas e a variação desta ao longo do tempo. Com o tempo, foram sendo aperfeiçoadas as técnicas primitivas de registro contábil. Nesse campo, destaca-se o trabalho do historiador italiano Federigo Melis, que, em 1950, publicou a sua Storia della Ragioneria. vários outros autores a partir da segunda metade do século xx, divulgaram e estudaram essa obra  que produziram vários textos sobre história da contabilidade,  Em 1494, houve a publicação do célebre texto de Luca Pacioli sobre o método das partidas dobradas, enquanto 1840 seria o ano em que surgiria o primeiro trabalho reconhecido pelos mestres como científico: "A contabilidade aplicada às administrações privada e pública", do italiano Francesco Villa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.2 Kb)   pdf (397.5 Kb)   docx (576.9 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com