TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade problemas

Ensaio: Contabilidade problemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Ensaio  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 3

Responda as seguintes questões:

1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?

Alguns livros são obrigatórios, tais como o Livro Diário e o Livro Razão que de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade devem ser registros permanentes da empresa, outros são facultativos, pois, por não serem exigidos por lei, podem ser adotados ou não a critério da empresa.

2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?

Atraves doslivros contábeis tomamamos decisões importantes, é através dele que se levantam os balancetes da posição das contas, para posterior encerramento do Balanço.

3. O que é o SPED?

O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, O SPED é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. Em resumo, o SPED é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado.

4. É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?

Sim, SPED, a informação e gerada com mais velocidade e passa integralizar os sistemas de informações das empresas não precisando de uma pessoa especifica para redigir todo o processo.

5. Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

O sistema antigo de contabilidade era manual e rústico, muito utilizado nos tempos antigos, mas com os avanços tecnológicos tivemos que promover um avanço no sistema contábil, para que tenha um acesso mais rápido e pratico.

6. Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

• Diário Geral Diário com Escrituração Resumida

• Diário Auxiliar

• Razão Auxiliar

• Livro de Balancetes Diários e Balanços.

7. O que é necessário para que as empresas cumpram com as exigências e o envio de todos os arquivos do projeto SPED ao fisco?

Como o SPED é a transformação dos arquivos de papel como livros fiscais, contábeis e notas fiscais em arquivos digitais, o fisco processará e armazenará quase que imediatamente estes arquivos. Desta forma, com certeza, faz-se necessário que a empresa reveja seus procedimentos quanto as suas obrigações com o fisco, pois este atuará de forma muito mais rápida e eficiente com a nova sistemática.

8. As empresas precisam ter algum livro contábil de forma impressa em seu acervo ou não? Explique.

Sim, devem ser impressos apesar de entregar tanto o Sped Contábil quanto o Sped Fiscal, sob pena de se não o fizer e ter uma fiscalização podem ser autuados e ter a contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com