TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contaminantes Da Agua

Ensaios: Contaminantes Da Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Contaminação das Águas

Água

A água é um recurso hídrico com carácter renovável e é indispensável á existência de vida na Terra.

A água é utilizada pelo Homem para satisfazer as suas necessidades metabólicas e em quase todas as suas actividades.

A poluição da água consiste em qualquer alteração física, química ou biológica da qualidade da água que a torna imprópria para consumo ou causa danos aos organismos vivos. Existem determinados parâmetros que servem para avaliar a qualidade da água, sendo um deles a carência bioquímica de oxigénio (CBO) que se refere à quantidade de O2 dissolvido na água e que possibilita a decomposição da matéria orgânica que lá existe. Naturalmente, que quanto menor for a quantidade de O2 dissolvido maior será o nível de poluição da água.

Principais contaminantes da água: pesticidas e herbicidas, mercúrio, bactérias, vírus e parasitas, metais pesados, sulfuretos, cianeto, dioxinas, matéria orgânica, etc. (fig.1)

(figura.1 – Poluentes das águas)

Definição de Contaminação

Introdução de compostos em quantidades acima das normais, podendo ou não afectar os organismos que habitam no sistema ecológico e cuja origem poderá ser natural (fig.2).

Figura.2 – Esquema sobre a poluição na Água.

Carência Bioquímica de Oxigénio (CBO)

Consiste na quantidade de oxigénio necessário para oxidar, por via biológica, a matéria orgânica presente num determinado volume de agua. A CBO é determinada, normalmente em laboratório, através de um processo de digestão que demora cinco dias.

É um indicador da quantidade de matéria organica biodegradável presente na água.

Quanto maior a concentração de matéria orgânica na água, maior será a quantidade de oxigénio utilizada pelos decompositores.

Microorganismos: a água não é um meio ideal para multiplicação biológica, mas pode transportar protozoários, bactérias e outros microorganismos. Por esse motivo adiciona-se cloro. Contudo, há microorganismos, caso da Giárdia – protozoário causador de diarréias que acomete cães e gatos – capaz de resistir a cloração.

- Cloro livre e seus derivados: eliminam microorganismos e minerais indesejáveis, como ferro e manganês. A cloramina (combinação de clorina mais amônia), em concentrações elevadas leva a metemoglobina (um distúrbio na hemoglobina ) e anemia. Em presença de substâncias orgânicas, o cloro pode formar compostos carcinogênicos, como o clorofórmio.

- Cobre: advém de canos de cobre corroídos, poluição industrial e agrícola, além do tratamento de algas. Pode causar hemólise (destruição das hemácias ) e lesões no fígado.

- Bismuto: quando presente em teores elevados leva a quadros neurológicos.

- Arsênico: está associado a problemas digestivos, neurológicos e dermatológicos.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com