TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contas A Apagar

Ensaios: Contas A Apagar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

inShare

O que é o Contas à Pagar ? Pra que serve o Contas à Pagar ?

Há uma máxima que diz - "Mais uma conta pra pagar". Seja em seu domicílio ou na sua empresa, todos os meses recebemos inúmeras contas, despesas que foram contraídas junto a fornecedores referente a compra de mercadorias, prestação de serviços, e ainda aquelas despesas fixas que são necessárias a manter o funcionamento da empresa como aluguel, conta de luz, telefone, salários, etc.

O Contas a Pagar é um processo gerencial que tem por objetivo controlar de forma a antecipar, gerar uma previsão, das obrigações que temos durante o mês ou período.

O Contas a Pagar tende a evitar :

prejuizos em decorrências de atrasos no pagamento

em caso de "aperto financeiro", verificar quais obrigações podem ser negociadas.

gerar informação para o fluxo de caixa, falaremos sobre fluxo de caixa em outro tópico.335

Qual o conceito de despesas operacionais?

São operacionais as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora.

As despesas operacionais admitidas são as usuais ou normais no tipo de transações, operações ou atividades da empresa, entendendo-se como necessárias as pagas ou incorridas para a realização das transações ou operações exigidas pela atividade da empresa (RIR/1999, art. 299 e seus §§ e PN CST n o 32, de 1981).

336

Podem ser consideradas como despesas operacionais as aquisições de bens de pequeno valor?

Sim. Poderá ser deduzido, como despesa operacional, o custo de aquisição de bens do ativo permanente cujo prazo de vida útil não ultrapasse a um ano ou de valor unitário não superior a R$326,61 (valor vigente a partir de 1 o /01/1996), desde que atinja a utilidade funcional individualmente (não empregados em conjunto, RIR/1999, art. 301). Sobre bens em conjunto vide os PN CST n o 100, de 1978 e n o 20, de 1980.

337

Podem ser consideradas como despesas operacionais as aquisições, por empresas que exploram serviços de hotelaria, restaurantes e similares relativas a guarnições de cama, mesa e banho, bem como louças?

Sim. Poderá ser computado, como custo ou despesa operacional, o valor da aquisição de guarnições de cama, mesa e banho e a louça, utilizados por empresas que exploram serviços de hotelaria, restaurantes e atividades similares (IN SRF n o 122, de 1989).

338

Podem ser considerados como despesas operacionais os dispêndios com viagens dos funcionários a serviço da empresa?

A pessoa jurídica poderá deduzir na determinação do lucro real, em cada período de apuração, independentemente de comprovação, os gastos de alimentação, no local do desempenho da atividade, em viagem de seus empregados a seu serviço, desde que não excedentes ao valor de R$16,57 por dia de viagem. A viagem deverá ser comprovada por recibo de estabelecimento hoteleiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com