TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  3.963 Palavras (16 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO .........................................................................................................04

1.CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS..................................................05

1.1 Teórico que desenvolveu .................................................................................. 07

1.2 Principais mudanças ao longo do tempo ............................................................09

2.CONCEITO DE PATRIMÔNIO ..............................................................................11

3.CAPITAL SOCIAL E CAPITAL DE TERCEIROS..................................................12

4. ANÁLISE DE MERCADO .....................................................................................13

5.DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO .........................................13

6.ESTRUTURAS DE MERCADO .............................................................................14

7. CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRRAMENBTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL ...........................................................................15

8.CONCLUSÃO.........................................................................................................17

9.BIBLIOGRAFIA .....................................................................................................18

INTRODUÇÃO

Com a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre temas importantes abordados no primeiro semestre do curso de ciências contábeis, o trabalho tem como objetivo abordar, os temas essenciais para o básico conhecimento das disciplinas estudadas durante o semestre.

Pode-se afirmar a importância que tem a contabilidade com seus conteúdos dentro de uma empresa, direcionando seus negócios e monitorando seus custos e despesas além de fornecer informações ao ambiente externo, principalmente aos órgãos reguladores, como o Estado, com a qual as empresas precisam prestar contas. Através da contabilidade, torna-se possível obter informações fundamentais e necessárias na hora de serem tomadas decisões por parte dos gestores, visando o atingimento de metas, controlando as aquisições e o consumo dos produtos pela entidade jurídica, definindo diretrizes que a empresa deverá seguir, e mantendo um controle sobre todo o patrimônio que a empresa possui.

Conhecemos a importância do controle patrimonial das entidades, feito pelo contador, que deve manter sob seu controle o balanço patrimonial e informar a qualquer momento a situação financeira de entidade, fornecendo informações precisas para a tomada de decisões.

È interessante também notar a influencia do capital social e do capital de terceiros dentro de uma empresa.

A contabilidade foi aos poucos se transformando em um importante instrumento para se manter um controle sobre o patrimônio da empresa e prestar contas e informações sobre gastos e lucros tanto ao ambiente interno como externo.

1. CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Administração de uma empresa é baseada no pré suposto de que aquele que a administra está apto a desenvolver uma série de ações que a levem a atingir um objetivo. O objetivo primordial de uma empresa é a satisfação do cliente, razão de ser do empreendimento. Para atingir o objetivo estabelecido para empresa devemos utilizar os recursos humanos, materiais e financeiros numa ação ordenada das chamadas funções administrativas: planejar, organizar, controlar, dirigir.

• A função administrativa de planejamento - O planejamento consiste em um processo administrativo onde se estabelecem os objetivos ou metas organizacionais e os melhores meios de como alcançá-los por meio da organização dos recursos disponíveis. É tida como a primeira função administrativa devido a sua tamanha importância de envolver a solução de problemas e a tomada de decisões não só quanto às alternativas futuras, mas também às alternativas do presente (CHIAVENATO, 2004). É o planejamento que norteia a organização durante todo seu ciclo operacional utilizando-se da aquisição de informações provenientes do meio que a envolve (ameaças e oportunidades de mercado, por exemplo), da análise e interpretação dessas informações, e da tomada de decisões (elaboração de planos).

O planejamento pode ser classificado em três tipos de acordo com a abrangência sobre a organização. Sendo:

Planejamento estratégico: elaborado a nível institucional envolvendo toda a organização, definindo o porquê de sua existência, o que ela faz e como faz. Para Maximiano é “a relação pretendida da organização com seu ambiente”. Essa relação pode ser melhor definida por meio de uma série de análises, não isoladas entre si, estudadas na administração por muitos autores. Entre eles destaca-se o estudo das vantagens competitivas realizada por Porter (1989) em que assinala como as organizações podem desenvolver e manter vantagens competitivas em um mercado globalizado e altamente competitivo por meio da análise do ambiente externo que a envolve, gerando um melhor desempenho e conseqüentemente um melhor posicionamento no mercado;

Planejamento tático ou funcional: traduz os planos estratégicos em ações especializadas para as unidades organizacionais (departamentos), sendo, então, elaborado a nível intermediário. Definem as responsabilidades, cursos de ação e objetivos para cada unidade funcional, todos em consonância com o que foi estabelecido a nível institucional;

Planejamento operacional: coordenam por meio de cronogramas, decisões, orçamentos e até mesmo outros planos (subplanos) as atividades individuais realizadas. É um planejamento focado no curto prazo e na rotina assegurando que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, focado na eficiência, melhor alocação dos recursos disponíveis, e na eficácia dos resultados.

O planejamento é uma dimensão de competências, técnicas, informações e decisões. Portanto, para que o planejamento obtenha êxito é necessário que seja bem definido em suas metas, objetivos, métodos e que esteja em um contínuo relacionamento com ambiente externo à organização para que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com