TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Universitário: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

A contabilidade tem como objetivo fornecer informações sobre as mutações que ocorrem com o patrimônio das empresas. Entretanto, muitos consideram a Ciência Contábil como mero instrumento de informação, quando na verdade todas as áreas do conhecimento geram informações. Também é importante lembrar a importância das funções administrativa e das variáveis econômicas para um bom funcionamento das organizações.

A contabilidade, além de gerar informações, permite explicar os fenômenos patrimoniais, construir modelos de prosperidade, efetuar análises, controlar, e também serve para prever e projetar exercícios seguintes, entre tantas outras funções.

Do ponto de vista sistêmico, a contabilidade está integrada com o meio ambiente. O ambiente se inter-relaciona com a contabilidade como um sistema aberto, ou seja, um sistema que não depende somente das informações internas, mas da ligação e filtragem de informações externas à organização.

O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo. O processo administrativo, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional.

A função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático. A administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano. Esses planos são traçados na função planejamento. Apesar de haver planos operacionais, estes planos não tem grande peso nas funções administrativas, pois lidam com variáveis bastante limitadas.

Portanto, planos operacionais visam a eficiência através da correta alocação de tempo e recursos. Enquanto os planos estratégico e tático, visam objetivos organizacionais mais amplos. Como exemplo de plano tático, podemos citar as políticas que visam limitar e direcionar o comportamento da empresa para determinados objetivos. E como exemplo de plano estratégico pode-se citar a tomada de posição de uma empresa frente a um mercado ou empresas de produtos substitutos.

A organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores. Os gestores ambicionam resultados e expressam estes em seus planos, porém é necessário que cada um saiba a sua cota de responsabilidade na realização dos resultados. Os setores, grupos de trabalho ou departamentos devem ter ciência para onde e com que intensidade se direcionar.

Desse modo, ainda que o trabalho seja realizado por diversas pessoas e setores. Cada um sabe a sua cota no todo e como sua cota contribui para o todo. A organização, como todas as outras funções, é realizada em cada nível de acordo com o escopo administrativo, ou seja, o nível estratégico organiza toda a empresa e o nível operacional apenas equipes. O nível tático filtra as ordens do nível estratégico e repassa as informações para o nível operacional de maneira mais concreta para que esta possa se adequar aos objetivos das pessoas que o integram.

A direção, é a influência do gestor sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado. A comunicação entre pessoas feita de maneira formal tem eficiência reduzida, pois está limitada ao conhecimento do transmissor. Assim, apesar dessa função se utilizar de conceitos como reconhecimento da autoridade hierárquica e subordinação, é razoável salientar que nos dias atuais a função direção deve ser realizada com uma certa dose de empatia.

É importante enfatizar a importância da função controle. A função controle monitora e avalia o desempenho das funções: planejamento, organização e direção. Ainda que os gestores tenha plena consciência de seus objetivos, pode ocorrer uma falha no processo. A monitoração deve ser, sistêmica, interativa, cíclica e repetitiva.

A monitoração é sistêmica, pois analisa o processo administrativo na sua integralidade. É interativa, pois necessita de retroalimentação constantemente para que seja real. É cíclica e repetitiva, pois verifica o processo reiterada vezes. A importância, portanto, está em garantir resultados em conformidade com o planejado e ações de correção que viabilizem o perfeito funcionamento da organização.

As funções planejamento, organização, direção e controle sintetizam as principais responsabilidades do gestor em uma organização. E ajudam a compreender seu papel na organização.

Planejar é a maneira pela qual pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. O planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito.

Organizar refere-se a alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer estes recursos para dentro da estrutura.

Controlar é manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.

A direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas.

O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotadas pela empresa para proteger seu patrimônio, além de planejar, organizar e supervisionar as informações. Por favorecer e auxiliar o processo de gestão das empresas é uma ferramenta de planejamento que além de detectar falhas também as previne. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem de um método quantitativo e qualitativo dos dados e fontes fornecido pela entidade. Serão analisados todos os procedimentos desenvolvidos pela empresa para assim buscar soluções e melhorias para a execução de suas atividades.

Responsabilidade corporativa é muito mais sobre o que você faz hoje do que sobre onde você quer estar no future. Empresas sustentáveis dão um passo de cada vez, trabalhando duro para melhorar todos os aspectos de seu negócio ao longo do tempo. A certificação é uma ferramenta que pode lhe ajudar no caminho para o desempenho dos negócios sustentáveis.

A conformidade permite que você comunique com credibilidade seu comprometimento com o desempenho dos negócios sustentáveis. Este, por sua vez, aumenta a reputação da marca, constrói confiança, atrai investidores e funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com