TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Dissertações: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇAO..................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................4

2.1 FUNÇOES ADMINISTRATIVAS....................................................................4

2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO......................................................................5

2.3 FONTES DE RECURSOS.............................................................................6

2.3.1 CAPITAL PRÓPRIO...................................................................................6

2.3.2 CAPITAL DE TERCEIRO...........................................................................6

2.4 ANÁLISE DE MERCADO..............................................................................7

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO..................................7

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADOS...................................................................9

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO

PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL...........................................................10

4 CONCLUSÃO..................................................................................................11

5 REFERÊNCIAS...............................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O objetivo principal proposto para essa atividade é fixar conteúdos do primeiro semestre do curso de graduação de ciências contábeis da unopar com foco nos conceitos das funções administrativas, conceito de patrimônio, origem dos recursos, análise de mercado e demanda, oferta e equilíbrio de mercado. É um trabalho interdisciplinar enfocado as disciplinas trabalhadas nesse 1º semestre.

Também o conhecimento é um dos requisitos essenciais para incorporar essa nova era. De fato, informação e conhecimento são os fatores diferenciais e mais importante nessa busca, a concorrência em busca por uma excelência no trabalho faz conhecer a real situação da empresa. Com tanta informação ganha, quem conseguir acompanha tudo bem de perto.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNÇOES ADMINISTRATIVAS

Ciência que estuda os principais problemas da instituição buscando aperfeiçoar o desempenho através de técnicas. A organização consiste em: Não há organização sem objetivos. Determinar atividades especificas para pessoas, gerente e diretores. Agrupam as atividades em uma estrutura lógica.

Para Fayol ato de administrar compõe: organizar, planejar, dirigir e controlar. Para aplicarmos a estratégias da teoria de Fayol na pratica de sua administração buscando a continua eficiência e eficácia das organizações complexo ambiente empresarial para assim melhor obter vantagens competitivas para sua inserção no mercado.

Planejar- O sucesso de uma ação irá depender do seu planejamento. Assim essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa ira se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

Organizar- É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanas, financeiros ou materiais. Aplicando da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Direção- A direção esta relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja como ela serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.

Controle- Todas as atividades ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instituições transmitidas e os principais estabelecidos. O objetivo é localizar fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Patrimônio conjunto de bens direitos e obrigações que são vinculados á uma entidade, e constitui um meio necessário para realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.

Bens: São as coisa em geral, que por satisfazerem as necessidades das pessoas e empresas se tornam úteis e são expressas em valores monetários.denominam-se materiais incorpóreos como bens intangíveis,(marcas e patentes), e os tangíveis que possui forma física, ou seja palpável ( imóvel,veículos etc.).

Direitos: Os direitos são títulos que representam compromissos que um terceiro (pessoa física ou jurídica) assumiu perante a empresa. Ex. duplicatas a receber,alugueis a receber,impostos recuperáveis etc.

Obrigações: São dividas que a empresa tem a pagar a outras pessoas. Podemos também denominá-las de obrigações exigíveis. As obrigações normalmente têm prazo de vencimento determinado. Ex. duplicatas a pagar, salários a pagar etc.

Patrimônio Líquido: É o grupo de contas que representa a riqueza líquida de uma entidade que é representada pela equação: PL = BENS+DIREITO-OBRIGAÇOES.

Segundo padoveze (2000,P.36)”é o conjunto de riqueza de propriedade de alguém”.

Segundo costa, Manoel José (2013,p43) ”o patrimônio é o conjunto de bens,direito e obrigações que são vinculados á entidade(empresa organizações,poder publico)e constitui um meio (recursos) necessários para a realização dos objetivos das entidades.

O conceito proposto por Costa é mais abrangente e contemporâneo, indicado o patrimônio como recurso necessário para atingir objetivos da entidade.

2.3 FONTES DERECURSOS

No desempenho de suas atividades,as pessoas jurídicas podem contar com recursos. Provenientes de duas origens ou fontes: capital próprio e capital de terceiros.

2.3.1 Capital Próprio

É o aporte para dar inicio aos negócios,complementado por lucros futuramente e as reservas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com