TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

um empresa hoje em dia não é processo tão simples quanto parece, exige do administrador ou empresário conhecimento em diversas áreas e conhecimento dos fatores internos e externos que comprometem o bom desenvolvimento de sua empresa, a falta destes conhecimentos pode ser a grande causa das elevadas taxas de mortalidade das empresas no Brasil.

Dentre os fatores externos temos as varáveis macroeconomias, que atingem as empresas enquanto agentes da economia. Não basta apenas compreender estas variáveis necessários o acompanhamento da atuação das mesmas no mercado

Tornando-se ainda mais complexa o trabalho do administrador.

II –

empresas ainda estão sofrendo para atrair seus consumidores e vender mais para conseguirem se mantiver no mercado. Em meio a uma crise pela qual passa o Brasil e as maiores potências do mundo, saber como ser mais competitivo, como gerenciar processos, como reduzir custos e como gerenciar os colaboradores faz toda a diferença para se destacar neste cenário.

Para administrar todos estes fatores quatro funções serão muito importantes. O planejamento é a primeira delas, é por meio dele que a empresa irá definir aonde que chegar e como fará da melhor forma. Pode parecer simples, mas em alguns casos um planejamento mal feito poderá não conseguirá alcançar um bom desempenho. Este estabelecimento de metas é a parte crucial para uma boa administração, pois a partir dela tem se o próximo passo que é a organização.

Por meio desta serão distribuídas as tarefas sempre baseada nas metas estabelecidas no planejamento. No momento desta distribuição de tarefas a descentralização destas pode ser ao mesmo tempo favorável, mas perigosa se não aliada com uma boa liderança outra função administrativa muito importante, pois é por meio desta que o administrador irá motivar sua equipe para o alcance dos objetivos da empresa. Por fim temos a ultima função que é o controle, ou seja, o monitoramento das tarefas de maneira a manter a organização no caminho proposto e em direção as metas estabelecidas.

Como vimos todas estas funções (planejamento, organização, liderança e controle) não devem atuar isoladamente.

Mas como um conjunto de ações que devem ser cuidadas ao mesmo tempo de maneira a retroalimentar o bem estarem da organização. Como vimos nos casos relatados tanto a empresa que dispuseram de um capital inicial próprio como de terceiros o segredo do sucesso das mesmas foi o exercício destas funções administrativas.

Além de olhar para a situação da própria empresa para definir os rumos que o negócio irá tomar nos meses futuros, o empresário também precisa ficar atento para as oscilações da economia nacional e mundial. Em muitos casos, é possível prever com alguma antecedência quais serão os próximos movimentos da economia com base nos números revelados por tais indicadores. E se há movimento na economia, ele pode chegar até as finanças do negócio. Por isso, é essencial que o empresário fique atento.

As constantes mudanças no cenário econômico-financeiro afetam o resultado empresarial, bem como a gestão contábil das empresas. Dessa forma, seus gestores, precisam estar sempre preparados para atuar num mercado bastante dinâmico, bem como as mudanças no referido cenário econômico do país.

Neste cenário observa-se a necessidade e a importância de um planejamento estratégico com enfoque econômico-financeiro, com vistas à continuidade das atividades da empresa. Busca-se, por meio desse planejamento estratégico, adequadamente elaborado, uma forma de minimizar os impactos econômico-financeiros e aumentar a potencialidade e a permanência da empresa no mercado. Diversos fatores afetam o desempenho dessas organizações, e dentre eles podemos citar as variáveis externas.

As variáveis.

Externas são mudanças que acontecem no ambiente externo ao da organização e que podem representar ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico ou oportunidade de melhoramento. É através das variáveis externas que é possível estabelecerem uma análise externa e medir o impacto de cada uma destas na vida saudável de uma empresa. O administrador ou o empresário deve saber identificar tais variáveis, de onde surgirão as oportunidades e as ameaças. Um estudo ainda mais profundo permitirá à empresa, estabelecer uma posição estratégica diante das variáveis externas analisadas, “polir suas armas” ou “fortalecer seus escudos”.

O ponto de partida é, portanto, identificar quais são as variáveis econômicas que afetam, de maneira direta ou indireta, o desempenho da empresa e buscar as fontes de informações adequadas. Produto Nacional Bruto (PNB), Produto Interno Bruto (PIB), taxas de inflação, taxas de juros, taxas de emprego e tributos são exemplos de variáveis econômicas presentes no dia-a-dia. Cabe ao administrador ou o empresário entender e acompanhar estas variáveis, e como estas estão em constantes transformações o seu acompanhamento torna-se algo complexo.

Algumas variáveis econômicas exercem grande influência no dia a dia das empresas, como a inflação e o salário. A economia brasileira passou por sucessivas experiências de planos econômicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com