TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  3.082 Palavras (13 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Funções Administrativas 4

2.1.1 Planejamento 4

2.1.2. Organização ......................................................................................................5

2.1.3. Direção ..............................................................................................................5

2.1.4. Controle ............................................................................................................6

2.2 Patrimômio 6

2.3 Fontes(origens) de recursos 7

2.4 Análise de Mercado 8

2.5 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado 9

2.5.1 Demanda... 9

2.5.2 Oferta 10

2.5.3 Equilíbrio de mercado 10

2.6 Estruturas de Mercado 11

2.7 Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social 12

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade tem grande importância em todo o andamento de uma empresa, desde a sua formação até a sua continuidade no mercado. Para isso ela deve andar em consonância com as outras áreas que envolvem uma entidade.

Neste trabalho, vamos mostrar através das funções administrativas, como uma empresa pode procurar se organizar e conseguir atingir todos os seus objetivos com êxito. Passamos uma visão bem ampla do que vem a ser o patrimônio de uma empresa e como ele é composto.

Mostramos também, como se dar a constituição de uma empresa e a origem e seus recursos.

De uma forma bem clara, evidenciamos o modo como as empresas e as famílias tomam decisões de natureza econômica, como gastam ou aplicam seu dinheiro, o que compram, e o que consomem, assim fazemos primeiramente uma pequena análise do que vem a ser mercado, logo em seguida falamos um pouco sobre demanda, oferta, equilíbrio de mercado e mostramos como o mercado é estruturado.

A sociedade tem evoluído e exigido cada dia mais das empresas, e estas passam a buscar uma melhor eficácia na transmissão de suas informações. Com isso as empresas tem incluído a contabilidade social, que surge como uma necessidade da empresa de contar com informações pertinentes para tomar decisões inteligentes com relação à gestão social, medindo o impacto da entidade na sociedade. Para um melhor entendimento expomos as ramificações desta contabilidade, que são elas: contabilidade ambiental, de recursos humanos e informação de caráter ético.

2 DESENVOLVIMENTO

O francês Fayol foi o primeiro a definir as funções administrativas, para ele a administração é uma ação comum a todo empreendimento que sempre exige planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Os autores neoclássicos adotam o processo administrativo dentro da linha proposta por Fayol, só que cada autor conceitua as funções administrativas ligeiramente diferente um do outro, como mostra a tabela.

Tabela 2.1 – O processo administrativo segundo clássicos e neoclássicos

FAYOL URWICK GULICK KOONTZ E O´DONNELL NEWMAN DALE

Prever Investigação Planejamento Planejamento Planejamento Planejamento

Previsão

Planejamento

Organizar Organização Organização Organização Organização Organização

Comandar Comando Administração Designação Liderança Direção

Coordenar Coordenação de pessoal de pessoal

Direção Direção

Coordenação

Controlar Controle Informação Controle Controle Controle

Orçamento

Fonte: Chiavenato(2003, p. 166)

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Assim, é importante definir estas funções administrativas:

2.1.1. Planejamento

Primeiramente traçamos metas e objetivos a serem alcançados, em seguida verificamos como podemos atingi-los, chamamos isso de planejamento.

Para Chiavenato (2003, p.167) O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente, quais são os objetivos a serem atingidos e como deve fazer para alcança-los.

O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.

Planejamento estratégico é o processo de definir a missão e os objetivos das organizações, considerando as ameaças e oportunidades do ambiente e outros fatores.

Planejamentos táticos são elaborados para possibilitar a realização dos planos estratégicos. Os planos táticos abrangem áreas de atividades especializadas da empresa (marketing, operações, recursos humanos, finanças, novos produtos).

Planejamento operacional é o processo de definir meios para a realização de objetivos, como atividades e recursos. Os planos operacionais [...] especificam atividades e recursos que são necessários para realização de qualquer espécie de objetivos. Maximiano (1997, p. 128 - 129).

2.1.2. Organização

Em todos os lugares observamos a importância da organização, de manter as coisas em seus devidos lugares. Em uma empresa essa função tem fundamental importância, pois mostra toda a estrutura da empresa, como o seu organograma e a função de cada departamento ou pessoa que nele trabalha. Para manter um setor organizado é preciso que seja feito a divisão das tarefas e responsabilidades, assim as tarefas serão realizadas com sucesso.

Chiavenato (2003, p. 174) nos mostra a organização em três níveis diferentes:

a) Organização ao nível global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com