TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este tema é de extrema importância, estão inclusos sete tópicos, no qual abordaremos de forma mais específica, funções administrativas, conceito de patrimônio, fontes de recursos, análise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio de mercado, estruturas de mercado, contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

Esses aspectos proporcionaram ao aluno entendimento sobre contabilidade empresarial, ou seja, terá um conhecimento maior sobre empreendedorismo, como a contabilidade contribui para as empresas, como é constituído, quais são os objetivos da empresa e etc. Pois o que mais acontece na atualidade são pessoas se tornando empresários, e as atividades empresariais são desempenhadas onde a competitividade é cada vez mais valorizada.

Portanto, aprofundaremos com mais clareza, com intuito de fazer vocês compreenderem o que é Contexto Empresarial.

DESENVOLVIMENTO

conceitos de funções administrativas

As funções administrativas quando tomados em conjunto, para o alcance de objetivos, formam o processo administrativo, que consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle.

O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo, planejar e organizar representam aspectos mais abstratos, enquanto dirigir e controlar caracterizam aspectos mais concretos.

Planejar é definir os objetivos e fazer planos que definem o melhor procedimento para alcançá-los. De acordo com Chiavenatto (1999), planejar significa interpretar a missão organizacional ao estabelecer os objetivos da organização e dos os meios necessários para a realização desses objetivos com o máximo de eficácia e eficiência. Dentro do planejamento existe também os tipos, os benefícios e as etapas, que são eles, os tipos, estratégico; tático e operacional. Os dos benefícios, dar um carácter mais permanente às decisões; equilíbrio; proporcionar mais eficiência. Etapas, análise do contexto; definição dos objetivos; previsão das atividades; plano orçamentário; operacionalização do planejamento.

Organizar é o processo de alocar, distribuir, arrumar os recursos na organização, ou seja, criando uma estrutura organizacional, de forma que possa alcançar eficientemente seus objetivos. Tem as etapas da organização, que são elas:

determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados;

agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização)

designar as atividades, às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas).

Segundo Maximiano (1992), uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.

Dirigir é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com