TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Dissertações: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

Contexto Empresarial

Pontes e Lacerda-MT

Contexto Empresarial

Trabalho de: Contabilidade apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Introdução a Contabilidade e Fundamentos da Administração e da Economia.

Orientador:

Profº: José Manoel da Costa

Profª: Vânia De Almeida Silva Machado

Profª: Mônica Maria da Silva

Profª: Regina Malassise.

Pontes e Lacerda-MT

2013

INTRODUÇÃO

Na Contabilidade atual, os meios usuais de divulgar as informações são os demonstrativos contábeis. As informações contidas nesses demonstrativos devem possuir características qualitativas, tais como: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. Os demonstrativos contábeis buscam evidenciar os resultados e o desempenho que uma empresa obteve em um determinado período.

Um dos objetivos das empresas é atender às necessidades do consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação aos produtos que são colocados à disposição no mercado. Com isso, busca-se qualificar cada vez mais os produtos com preço acessível ao consumidor, baixo custo e ganho equilibrado para a empresa. Visando à obtenção desse resultado, as empresas precisam de estratégias de gestão.

RESUMO

Atualmente nas empresas, busca-se a maximização dos resultados e a minimização dos custos. Todavia em algumas delas, também se busca atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável. Vale ressaltar que essa preocupação se traduz em programas de motivação dos funcionários, segurança no trabalho, alimentação, benefícios sociais, preservação do meio ambiente, satisfação do consumidor e, também, outros aspectos direcionados à valorização da empresa no mercado.

Cabe ao Contador ser um agente pró-ativo em relação à responsabilidade social. Primeiramente, deve-se atender às necessidades da instituição para a qual trabalha. Por outro lado, e talvez isto seja o mais importante, o fato do Contador estar inserido na sociedade, principalmente em um país com uma série de desigualdades, era o dever de fornecer alguma contribuição para a comunidade. Assim, ao informar estará dando a sua contribuição. Deve agir como um agente social e de mudança, desde o seu desenvolvimento acadêmico até o profissional, interagindo com a sociedade de forma ativa e consciente.

CONCEITO DE PATRIMONIO

O patrimônio como objeto científico da contabilidade, foi proposto pelos seguidores das correntes científicas do Patrimonialismo e do Neopatrimonialismo. Em contabilidade de acordo com a sua dimensão jurídica, o Patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais. Constitui uma universalidade e é indivisível, não podendo ser desmembrado. Não se admite pluralidade de patrimônios na mesma pessoa, e isso porque, fundamentalmente, se fosse facultado a cada sujeito, a seu exclusivo critério, separar bens do patrimônio e com eles formar massas patrimoniais separadas, que não possam ser visadas pelos seus credores em geral, seria possível desfalcar impunemente seu patrimônio, tornando-se incontrolável a fraude contra credores ou a fraude de axecução.

Dentre grandes autores do Patrimonialismo, destacam-se o italiano Vincenzo Masi, o principal nome da escola patrimonialista da contabilidade, que defende que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, já Alexandre josé Granzotto define o que é Patrimonio.

PATRIMÔNIO:

É O CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES.

Já para Ricardo J. Ferreira, O contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber, as dívidas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis economicamente. Todavia, ele não se ocupará das relações familiares ou de amizade, do caráter, da dignidade, da liberdade e de outros valores que não se traduzam em dinheiro. O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe. Os bens e direitos formam o ativo. As obrigações, o passivo exigível (ou simplesmente passivo).

BENS: tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades humanas;

• Tangíveis: têm existência física, existe como coisa ou objeto. Ex.: Dinheiro, mercadoria p/ revenda, imóveis, máquinas, veículos, móveis, equipamentos, etc.

• Intangíveis: Exp.: Marcas e patentes, ações ou Quotas de Capital.

DIREITOS : são bens de nossa propriedade que se encontram em poder de terceiros. (valores a receber). Ex.: duplicatas a receber, títulos a receber, notas promissórias a receber, aluguéis a receber, clientes, dinheiro em banco, aplicações financeiras, etc.

OBRIGAÇÕES: são bens de propriedade de terceiros que se encontram em nosso poder. (valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com