TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

2 DESENVOLVIMENTO

Muitas empresas prezam o contexto empresarial, poucas são as que o estudam detalhadamente.

“A administração não é nem privilegio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma função que se reparte, como as outras funções especiais, entre a cabeça e os membros do corpo social.” (Fayol, H. Administração Industrial e Geral. São Paulo, Atlas, 1968, p.21).

2.1 - CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

Teórico que desenvolveu;

Segundo Henry Fayol, não importa o tamanho e nem a complexidade da empresa, todas possuem seis funções básicas:

Técnica: Representa a unidade produtiva da empresa, ou seja, a transformação da matéria-prima em bens e serviços.

Comercial: è responsável pelo desenvolvimento da empresa, ou melhor, pela comercialização dos produtos e/ou serviços.

Contabilidade: Por meio da contabilidade é possível visualizar a situação da empresa de forma transparente e precisa, permitindo assim realizar novos investimentos, aquisições e empreendimentos.

Administração: Sua ação é geral, coordenando todas as funções com precisão, organização e controle.

Segurança: A principal função da Segurança é proteger o patrimônio da empresa, incluindo todos os bens, fornecedores e clientes.

Financeiro: Administra o recurso financeiro, indicando o melhor momento de realizar pagamentos, aquisições e investimentos sem prejudicar a saúde financeira da empresa.

Principais mudanças ao longo do tempo;

Esse foi um passo importante para que a administração pudesse ser encarada como profissão.

Com o passar do tempo o setor administrativo tornou-se uma profissão no ramo das empresas, com esse desenvolvimento cresceu o numero de emprego e cursos de aperfeiçoamento nesta área. Um administrador hoje é um profissional muito procurado no mercado de trabalho. Todos os setores necessitam de um administrador, ele se torna indispensável na hora de criar uma nova empresa, ou adquirir algum bem maior. Muitos empresários necessitam de um profissional, dentro de sua empresa, pois nem todos os Empresários são Administradores de seus Bens.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO:

Apresentar três autores;

1- “Herança paterna. Bens de família”. “complexo de bens, materiais ou não, direito, ações, posse e tudo o mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica”. (FERREIRA, 1994, P.488)

2- Segundo Padoveze (2000,p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de algum [...]"

3- Em Direito, seguindo lição de M. N. Chalhub[1]: patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações com expressão econômica, de que seja titular uma pessoa. O patrimônio constitui uma universalidade e é indivisível, não podendo ser desmembrado. Não se admite pluralidade de patrimônios na mesma pessoa, e isso porque, fundamentalmente, se fosse facultado a cada sujeito, a seu exclusivo critério, separar bens do patrimônio e com eles formar massas patrimoniais separadas, que não possam ser visadas pelos seus credores em geral, seria possível desfalcar impunemente seu patrimônio, tornando-se incontrolável a fraude contra credores ou a fraude de execução. Em Direito, "bem" é por vezes um sinônimo de "patrimônio". O inventário seria o primeiro procedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa (o segundo seria o Balanço Patrimonial). Patrimônio e aquilo que nos foi deixado por alguém que pertence a alguém, uma herança.

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS:

Capital Social;

Capital de Terceiros;

Ao investir na empresa devemos lembrar que precisamos de recursos, sendo ele Capital Social ou Capital de Terceiros.

Antes do investimento precisamos ter uma visão de que Capital de Terceiros são recursos externos à empresa, como podemos citar os empréstimos ou financiamentos bancários. O chamado Capital Social são os recursos do fundador ou sócio da empresa.

O investimento com Capital Social se torna mais limitada as suas expansão, porém você não terá que dividir com ninguém seus bens. Você como empresário poderá tomar as decisões sozinho, escolher onde quer montar sua empresa, qual será sua meta a cumprir, quanto funcionário irá contratar. Porém a desvantagem é que as perspectivas de expansão ficam limitadas ao que o capital permite.

Certamente o dinheiro de terceiros permite a ampliação das atividades em tempo acelerado para além daquilo que os próprios recursos permitiriam. Se tudo corre dentro do previsto, os lucros são maiores do que se obteria sem essa força externa. A desvantagem, no caso, é que o empresário se vê obrigado a gerar lucro suficiente para pagar a dívida assumida com o capital. E a autonomia do empreendedor nas decisões, com investidor envolvido, fica reduzida.

No caso de empréstimos, recomenda-se também não comprometer como garantia coisas das quais não se pode abrir mão, como equipamentos essenciais à operação. Já no caso de investidores, é importante lembrar que eles passarão a ser sócios da empresa, que precisa estar preparada para fornecer informações sobre o negócio, compartilhar decisões estratégicas e ter seu desempenho monitorado.

2.4 ANÁLISE DE MERCADO:

Uma análise de mercado consiste num estudo do desenvolvimento da empresa que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controle direto da organização, mas que de forma direta ou indireta a podem influenciar com maior ou menor intensidade.

Um dos objetivos das empresas é atender às necessidades do consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com