TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

2 CONTEXTO EMPRESARIAL

A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando juntamente com pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando nas possíveis consequências de suas decisões.

Os princípios para administrar algo são:

• Planejar;

• Organizar;

• Dirigir;

• Controlar.

O bom desempenho da administração depende de que o profissional consiga ser um bom líder, capaz de liderar pessoas, negociando e comunicando, e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra.

A VISAO HOLISTICA DA ADMINISTRAÇÃO

A visão holística da administração pode ser considerada a forma de perceber a realidade e a abordagem sistêmica.

O holismo aplicado á administração tem base que a empresa não pode ser visto como um conjunto, mas sim departamentos isolados, mas como um conjunto único, um sistema aberto com continua interação.

Adotando a visão de totalidade dentro da empresa, o lucro deixa de ser o objetivo, para tornar-se consequência de todos os processos da empresa, como os Recursos Humanos deixam de ser despesas e o cliente deixa de ser receita, para se tornar parte de todo um processo dentro da empresa.

No mundo corporativo todo empreendedor deve ter uma visão holística de sua empresa. Essa visão possui diferentes ênfases e graus de abstração. A organização que possuir pessoas com essa visão, com certeza se destacará de suas concorrentes.

ADMINISTRAÇÃO, TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÕES

A tecnologia sempre esteve presente dentro das organizações e teve seu ritmo de inovação acelerado após a Revolução Industrial.

O mundo empresarial está passando por um momento de constantes mudanças, em todos os níveis organizacionais. Toda empresa depende da tecnologia para funcionar e alcançar seus objetivos. A tecnologia pode ser de acordo com o arranjo físico da empresa, sendo baseado na necessidade das tarefas.

A tecnologia adotada por uma empresa provoca forte impacto aos controles administrativos e exerce influência as suas varias funções e precisa ser administrada por meios de decisões racionais para produzir eficiência.

O momento de transformação não deixa dúvidas de que para as funções da administração, como planejamento, organização, liderança e controle é muito importante os sistemas que fornecem informações aos administradores. Somente com informações precisas e na hora certa os administradores podem monitorar o progresso na direção de seus objetivos e transformar os planos em realidade.

O administrador ao tomar uma decisão, deve estar muito certo do que esta fazendo, portanto precisa estar cercado de algumas informações importantes, como:

• Qualidade da informação: Quanto mais precisa a informação, maior sua qualidade e com mais segurança os administradores podem contar com ela no mento da tomada de decisões;

• Oportunidade da informação: para um controle eficaz, a ação corretiva deve ser aplicada antes de ocorrer um desvio muito grande do plano ou do patrão, portanto as informações devem estar disponíveis para a pessoa certa no momento certo;

• Qualidade da informação: Dificilmente os administradores podem tomar decisões precisas e oportunas sem informações suficientes, contudo é de extrema importância que não haja nenhuma distorção nas informações, de modo a esconder as coisas importantes;

• Relevância da informação: A informação que os administradores recebem, devem ter relevância para suas responsabilidades e tarefas sempre colaborando para as tomadas de decisões.

Claro que todo o processo de implementar uma tecnologia de ponta em uma empresa, no primeiro momento gera um custo muito alto, mas com a competência dos administradores e com o auxilio destas ferramentas irão possibilitar um controle maior, consequentemente uma melhor estabilidade e crescimento no futuro.

PATRIMONIO LIQUIDO (VALOR CONTABIL DA EMPRESA)

O Patrimônio líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor pertencente aos acionistas e os quotistas, ou seja, é o Capital próprio da empresa.

EQUAÇÃO

Essa equação é bastante simples:

BENS + DIREITOS - OBRIGAÇÕES = PATRIMÔNIO LÍQUIDO

CONTAS QUE O COMPÕE

a) Capital Social

O capital social representa os valores recebidos pela empresa, em forma de subscrição ou por ela gerados. A integralização do capital poderá ser feita por meio de moeda corrente ou bens, como terrenos, imóveis, etc.

b) Reservas de Capital

As reservas de capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa.

c) Ajustes de Avaliação Patrimonial

É uma espécie de correção dos valores de ativos e passivos em relação ao valor justo.

d) Reservas de Lucros

As reservas de lucros são constituídas pelos lucros obtidos pela empresa, retidos com finalidade específica. Os lucros retidos com finalidade específica e classificados nesta conta são transferidos da conta de "Lucros ou Prejuízos Acumulados".

e) Ações em Tesouraria

São as ações da própria empresa adquiridas em decorrência da saída de algum sócio, como conta redutora do patrimônio liquido.

f) Prejuízos Acumulados.

Representam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com