TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é aprofundar os conhecimentos no contexto empresarial.

Como é constituído e quem pode ser um empresário.

Teremos uma visão clara e informações sobre aspecto juridico do empresário e como a matemática e a contabilidade podem contribuir a serviços das empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações.

2.1.1 A visão holística da administração.

A Administração Holística tem como base que a empresa não pode mais ser vista como um conjunto de departamentos que executam atividades isoladas, mas sim como em conjunto único, um sistema aberto em continua interação.

Uma nova visão de mundo, que lhes permitirá perceber com todos os sentidos a unicidade de si mesmo e de tudo que os cerca. Portanto para e empresa o lucro deixa de ser o objetivo, para se tornar uma conseqüência de todo os processos da empresa; o RH deixa de ser custo e os consumidores deixam de ser receitas, para se tornarem parte do todo da empresa. A empresa ganha uma nova visão, valorizando todos os processos e departamentos, e tendo consciência que todos têm a sua importância e que todos compõem a empresa, que a empresa não é mera soma de departamentos e processos, mas que são eles a empresa. Traz a percepção da organização como uma série de processos e atividades interligadas.

2.1.2 Administração, tecnologia e organizações.

A tecnologia é uma das ferramentas que mais altera o ambiente organizacional Isso torna necessário uma visão do impacto produzido por ela no que tange às funcionalidades empresariais.

O uso da Tecnologia de Informação tem se tornado cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações, o que provoca, dentro das empresas, investimentos cada vez maiores. Investimentos que são variáveis, de setor para setor da economia e de organização para organização. A tecnologia de informações tem sido utilizada pelas organizações de forma diferenciada. Algumas organizações destacam-se pelo uso intensivo de tecnologia de informações, enquanto outras a utilizam de forma modesta e existem também organizações que praticamente não investem nela.

O desenvolvimento tecnológico sempre compôs a base que impulsionou o progresso das organizações, permitindo a consolidação da globalização. "As empresas precisam utilizar alguma tecnologia para executar operações e realizar sua tarefa."

Toda empresa depende da tecnologia para funcionar e alcançar seus objetivos.

2.2 Patrimônio Líquido (valor contábil da empresa)

2.2.1 Equação

O Patrimônio Líquido é grupo de contas formado pelas contas que registram o valor contábil pertencente aos sócios, proprietários, acionistas ou cotistas. É informado no balanço dentro do grupo do Passivo não circulante, representa a situação líquida e também é chamado de obrigações próprias ou capital próprio.

O valor do patrimônio líquido deve ser igual ao ativo total subtraído das obrigações com terceiros (passivo sem o patrimônio líquido). Portanto o patrimônio liquido é a soma de todos os bens e direitos subtraídos das dividas e obrigações a pagar.

2.2.2 Contas que o compõe.

Capital Social – é o investimento dos sócios, acionistas ou cotistas de uma empresa.

Reservas de Capital - Representam valores recebido que não transitam pelo resultado como receitas. Elas existem no sistema contábil em decorrência da impossibilidade de serem efetuados registros de determinados fatos diretamente ao resultado

do exercício.

Ajustes de Avaliação Patrimonial – são uma espécie de correção dos valores de ativos e passivos em relação ao valor justo.

Reservas de Lucros – são reservas constituídas pelos lucros obtidos pela empresa, retidos com finalidade específica:

Ações em Tesouraria – ações da empresa ou terceiros disponibilizadas para venda;

Lucros e Prejuízos Acumulados – são resultados acumulados obtidos, que foram retidos sem finalidade específica (quando lucros) ou estão à espera de absorção futura (quando prejuízos).

2.2.3 Efeitos do resultado do exercício.

As demonstrações das mutações do patrimônio líquido têm por finalidade apresentar as alterações que ocorreram em determinado exercício no patrimônio líquido da empresa, entre as principais alterações podemos destacar, a destinação dos resultados do período, integralização do capital e o aumento ou a diminuição das reservas da empresa. A Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com