TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Dissertações: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade o conceito de família não abrange mais o modelo de séculos passados, não há mais a figura do papai e da mamãe, a maioria das famílias brasileiras é formada por mãe e filhos, pai e filhos, ou são formadas por outros casamentos e filhos destes.

Com a globalização a estrutura familiar mudou, há famílias que são chefiadas apenas pelas mulheres, famílias constituídas após o divórcio ou viuvez, casais homossexuais com filhos, famílias de mães solteiras, entre outros.

Desta forma já não cabe mais preconceitos, pois novos arranjos familiares já são normais na sociedade brasileira, o que importa é o amor entre as pessoas, como o cuidado mútuo para a formação de cidadãos conscientes, e socialmente engajado.

Ter uma família, não é ir à busca de conceitos, e ser amado, sentir-se seguro, é ter satisfação de saber que, após um dia difícil, haverá um local para ir. Devemos olhar a família por este prisma, sem preconceito, ou críticas, família não é formada apenas pelo laços sanguíneos, mas pelo respeito um ao outro.

Desta forma este trabalho tem a finalidade de discorrer sobre os novo conceito de família.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que busca combater a miséria e a exclusão social, com o objetivo de gerar a emancipação dessas famílias. Por meio da Bolsa Família, o governo concede mensalmente benefício em dinheiro para as famílias que se enquadram nos critérios de elegibilidade, por ele definido.

Em Gurupi, há várias famílias que são beneficiadas com este programa, muitas inclusive vivem basicamente do dinheiro da Bolsa Família. Particularmente não tinha conhecimento ao número de famílias que eram beneficiadas pelo programa. Desta forma a oportunidade deu uma visão do que está sendo feito em prol da pobreza no município. Talvez isso não seja visível pela falta de divulgação dos resultados, ou pelo crescimento número de famílias vivendo em toda a forma de miséria.

Esta iniciativa do governo em instituir a Bolsa família, no meu ponto de vista, não é suficiente no oferecimento a uma alimentação de qualidade adequada. Uma família numerosa, com renda zero, ao receber auxílio do bolsa família, de R$ 95,00, não conseguirá dar-lhes um alimento condizente com a realidade estabelecida.

Assim, não é possível enxergá-lo como sendo capacitado para atender os princípios da dignidade humana. O direito à alimentação adequada realiza-se quando cada homem, mulher e criança, tem acesso físico e econômico, ininterruptamente, à alimentação adequada.

Os relatórios dos anos 2010 e 2011 sobre os números de famílias atendidas pelo programa bolsa família: de acordo com o censo a população de Gurupi é de 76.755 pessoas, sendo que o bolsa família atende 3.646.254,00, estimativa de famílias pobres: 7522. Em 2011, a população gurupiense continua a mesma de 2010, ou seja, 76.755 pessoas, o bolsa família atendeu 3.973,008,00, estimativa de famílias pobres 7.522.

As famílias cadastradas, em 2010 eram 7.907, e em 2011, 7.342, uma boa diferença. O Índice de Desenvolvimento Familiar comparativo entre os dois anos, não obteve grandes alterações. No Índice de Gestão Centralizada os recursos foram os mesmos, em 2010 e 2011. Na Assistência Social os beneficiários houve uma pequena alteração, no atendimento.

2.1.2 Teoria Geral da Família

Ao longo da história brasileira a família veio passando por transformações importantes que se relacionam com o contexto socioeconômico político do país. A família no Brasil - Colônia era marcada pelo trabalho escravo e pela produção rural. Nesta época as crianças consideradas extensão do casamento eram amamentadas pelas amas de leite e não conheciam o sabor do aconchego e a proteção materna.

Nos meados do século XIX, é identificado um novo modelo de família. A Proclamação da República e o fim do trabalho escravo, a novas práticas de sociabilidade e o processo de urbanização e modernização, traz a tona a família nuclear burguesa, que era originada da Europa. Família que era constituída por pai, mãe e poucos filhos. O homem contínua sendo o detentor de direitos, a mulher é vista como a rainha do lar.

No âmbito legal, a Constituição Brasileira de 1988, aborda a questão da família nos artigos 5º, 7º, 201, 208 e 226 a 230. Trazendo algumas inovações (artigo 226) como um novo conceito de família: união estável entre o homem e a mulher (§ 3º) e a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes (§ 4º). E ainda reconhece que: os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher (§ 5º).

Nos últimos anos vários fatores vêm interferindo no modelo de família, a mais evidente é a taxa de fecundidade, a mulher passa a utilizar métodos contraceptivos, ou tende a deixar a função de engravidar depois de uma vida estável; declínio de grande número de casamentos, dissolução matrimonial, cresce o número de pessoas vivendo sozinhas; aumento da taxa de coabitações, permitindo que as crianças recebam outros valores; menos tradicionais.

Segundo Lima (2009), as novas famílias foram surgindo com a evolução dos tempos, ou seja, nas grandes transformações, mudanças de valores, a introdução das novas tecnologias e a globalização. Estes acontecimentos podem estar ligados a Revoluções, os movimentos feministas os avanços da ciência e a liberdade de expressão. Em meio a estas mudanças aparecem às separações, os divórcios, reconhecimento da união instável, a liberdade sexual, que influenciam grande número de pais e mães solteiros.

Desta forma, as famílias que antes eram constituídas por casais, passam a ser constituída por viúvas (o), divorciada (o), como também mães e pais solteiros e seus filhos, casais do mesmo sexo, ou outras pessoas da família: avós, tios, madrinhas entre outros.

A família na atualidade não tem a mesma finalidade da antiga, muita coisa que era passada pelo pai para o filho, hoje pode ser transmitido na escola, na Igreja, ou em grupos diferentes. Hoje, até o casamento não é mais visto como principal modo de ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com