TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Tese: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 4

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 8

REFERÊNCIAS........................................................................................................... 9

1 INTRODUÇÃO

A partir do momento que alguém tem interesse em abrir seu próprio negócio ele deve saber quais os procedimentos cabíveis para que tenha maiores chances de sua empresa dar certo no mercado. Nesse sentido a administração tem suma importância, tanto para empresas que irão começar quanto para as que já estão atuando, ao longo desta redação poderemos ter um pouco mais de conhecimento sobre o assunto. Além do aspecto administrativo o empreendedor também deve investir em outros requisitos que fazem por contribuir para um futuro lucrativo como, por exemplo, a satisfação de seus funcionários em trabalhar dando retorno para a empresa. Para tanto foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, artigos periódicos, livros, revistas, além de páginas eletrônicas para melhor desenvolvimento do assunto proposto.

2 DESENVOLVIMENTO

O administrador atua na empresa através do processo administrativo, este segundo Chiavenato consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis de organização, sendo eles estratégicos táticos e operacionais. Nos primeiro caso citado, com referência no tema “Empresa fatura R$300 mil por mês com fabricação de panelas” as funções administrativas deram ao empreendedor total suporte sendo que ele utilizou seu próprio dinheiro como investimento e foi necessário calcular todas as possibilidades para que tivesse um bom resultado, como ele mesmo cita que “investe em novidades” isso também é uma função administrativa sendo que mesmo depois que a empresa foi aberta com sucesso ele continua utilizando estratégias para manter e aumentar os lucros, o que também é importante, pois, de nada adianta conseguir levantar uma empresa e não mantê-la.

“A função organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores”. Idalberto Chiavenato

Pois bem como cita o autor Chiavenato, o empreendedor deve ter a organização das metas que devem ser cumpridas pelos funcionários, pois assim têm conhecimento do que fazer para contribuir com o resultado total sabendo para onde e com que intensidade se direcionar.

No segundo exemplo apresentado no trabalho cujo tema é “Com bom planejamento, empresário começa negócio sem dinheiro próprio” podemos perceber que Eduardo não tinha investimentos próprios, mas como fez uma administração bem feita teve segurança em executar seus planejamentos, e foi também devido a essa segurança que ele conseguiu o financiamento, pois o banco viu que era viável disponibilizar o valor que as chances de dar certo seriam grandes, em consequência dos planos. Hoje ele já tem dinheiro suficiente para que possa quitar sua dívida com o banco se achar viável, já que ainda paga o financiamento.

A economia brasileira passou por sucessivas experiências de planos econômicos, pois, a instabilidade na economia colocava o Brasil em condições desfavoráveis nos mercados interno e externo. Nos últimos anos, com a implantação do Plano Real (1994), a inflação alcançou níveis baixos, em relação à década de 1980, no qual diversos planos de estabilização foram concebidos sem sucesso. Com o controle da inflação, os insumos ou matéria-prima deixaram de impactar no orçamento das empresas de forma negativa, como acontecia no passado, ocasião em que as empresas perderam a competitividade por terem que elevar constantemente os preços dos bens e serviços para o consumidor final.

Algumas variáveis econômicas exercem grande influência no dia a dia das empresas, tais como veremos a seguir.

A taxa de juros que é cobrada para empréstimos e seu valor expressa o custo de dinheiro no mercado, é um ganho para quem empresta e uma despesa para quem toma emprestado; Ou ainda, refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial.

A taxa de câmbio também é uma variável e é a relação que existe entre duas moedas de países diferentes, este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda do país.

E ainda, sendo variável, temos o crescimento econômico que é o aumento sustentado de uma unidade econômica durante um ou vários períodos longos. A sua avaliação faz-se através de certos índices como: Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB).

As variáveis citadas são de grande influência para as empresas e também para quem tem intenção de abrir seu próprio empreendimento, pois são fatores diretamente ligados a eles, e as ações tomadas pelos governos, rapidamente influenciam no mercado financeiro, que por sua vez afetam não somente as empresas que atuam nesse segmento, mas a economia global, em função da interdependência dos mercados. Portanto, as situações acima evidenciam que, estar atento as variáveis econômicas que refletem as condições de mercado, possibilita ao tomador de decisões de uma empresa estar menos vulnerável em cenários complexos e cheios de incertezas.

As empresas citadas como exemplo precisam ter controle contábil, mas como esse processo geralmente tem custo alto para a empresa há algumas dicas para as que são organizadas, como auxiliar na escrituração contábil enviando ao contabilista planilhas em Excel ou relatórios financeiros com descrições das datas de pagamentos, recebimentos e valores das operações; Esses arquivos podem ser reaproveitados pelos contadores e ainda dar benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com