TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 11

1 - A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. Conforme Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece.

Com base nas reportagens, fez-se necessário que o gestor tivesse em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes.

Planejar: significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas, e não em palpites.

Organizar: é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, significam dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma.

Controlar: Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos.

Observa-se que as empresas que vimos nas reportagens estão bem estruturadas, buscando inovações e melhores práticas administrativas, sempre atentas às mudanças e tendências de mercado, detectando oportunidades e precavendo-se contra ameaças, o que é fundamental para uma organização que busca alavancar positivamente seus resultados, fazendo até estudos de projeções futuras.

http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/salao_ensino_extensao/article/view/10436

2) A macroeconomia é constituída de um conjunto amplo e complexo de variáveis externas, que envolvem e influenciam as empresas. Estas variáveis são: tecnológicas, políticas, econômicas, legislativas, sociais, demográficas e ecológicas. Já o ambiente de tarefa é o mais próximo da empresa e fornece as entradas ou insumos de recursos e informações, bem como a colocação e distribuição de suas saídas ou resultados.

As principais variáveis são: consumidores ou usuários, fornecedores, concorrentes e grupos regulamentadores. Neste contexto a informação é fundamental e deve ser desenvolvida, pois, sem informações, o grau de incertezas na tomada de decisões torna-se um delimitador na eficácia da administração do empreendimento.

Variáveis Econômicas

Produto Nacional Bruto (PNB), Produto Interno Bruto (PIB), taxas de inflação, taxas de juros, taxas de emprego e tributos são exemplos de variáveis econômicas presentes no dia-a-dia. As tendências e o entendimento dessas variáveis são críticas para o sucesso de uma organização, porém todas variam com o tempo, o que torna complicado o seu acompanhamento e suas previsões. Existem dois tipos de mudanças na economia: mudanças estruturais e mudanças cíclicas.

Mudanças estruturais na economia são grandes alterações, permanentes ou temporárias, nas relações entre diferentes setores da economia e variáveis econômicas. Exemplo: passagem de uma economia industrial para uma de serviços, aumento dos custos e de energia com relação ao custo de matérias-primas.

Já as mudanças cíclicas são oscilações regulares ou não no nível geral da atividade econômica. Como exemplo pode ser citada a elevação ou queda das taxas de emprego, juros e inflação. A importância das organizações em acompanhar essas mudanças deve-se ao fato de apresentarem grandes riscos e oportunidades para seus investimentos. A administração deve assegurar que a informação recebida com o exame dessas variáveis seja resumida e analisada para determinar quais riscos e oportunidades serão enfrentados e quais oportunidades a empresa deve escolher.

Variáveis Sociais

Mudanças nos aspectos demográficos e no estilo de vida afetam a composição, a localização e as expectativas do suprimento de mão-de-obra e dos clientes de uma organização. A composição demográfica e cultural, por exemplo, determinam o perfil da clientela interna e externa de uma organização e como essa deve se comportar diante das expectativas de demanda. Essas mudanças sociais não afetam somente o perfil na clientela da empresa, ela também afeta os funcionários da empresa. Essas modificações podem afetar o comportamento das relações internas podendo isso ajudar ou até mesmo atrapalhar o bom andamento do trabalho interno, uma vez que, as relações entre as pessoas interferem diretamente na produtividade. Por esses motivos é que as empresas, na atualidade, prezam muito pelo bom relacionamento dos seus colaboradores, proporcionando a eles diversas praticas de interação, como dinâmicas em grupos, festas de confraternização, aconselhamento psicológico quando necessário, dentre outras.

Variáveis Políticas

Inclui o tipo de governo, a atitude do governo para com as varias indústrias, esforços para tentar obter aprovação de projetos por grupos interessados etc. As variáveis políticas são umas das principais variáveis que interferem nas empresas, além de ser também a mais lembrada e comentada pelos empresários. Elas não são somente projetos de leis, mas também aqueles acordos feitos entre o governo nacional e outros Estados, facilitando assim as transações internacionais e incrementando a balança comercial do país.

Variáveis Tecnológicas

Refere-se à estrutura tributária, logística e infra-estrutura, custo de capital, capacitação de fornecedores, entre outros. As variáveis tecnológicas são cada vez mais determinantes da competitividade. A capacidade competitiva das empresas estará cada vez mais dependente da geração sistemática e continuada de inovações e não somente as de caráter incremental. Qualquer empresa envolve inúmeras tecnologias. Tudo o que ela faz envolve algum tipo de tecnologia, apesar do fato de que pode parecer que uma ou mais tecnologias dominem o produto ou o processo de produção. A importância de uma tecnologia para a concorrência não é uma função de seu mérito cientifico ou de uma proeminência do produto físico. Qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com