TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O contexto empresarial é essencial para a organização e manutenção de uma empresa, onde são formuladas estratégias administrativas para o melhor desempenho da mesma.

O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar as atividades no contexto empresarial e buscar discernir a respeito de diversos assuntos em questão que compreende esse assunto.

Diante de tal proposta, estudaremos o contexto empresarial e uma síntese de diversos conceitos como a funções administrativas, patrimônio de uma empresa, fontes de recursos, análise e estruturas de mercado e a contabilidade social no âmbito na responsabilidade social.

2 DESENVOLVIMENTO

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas são interações que constituem o conceito de administração. Essas funções estão classificadas em: Planejamento, organização, direção e controle.

• Planejamento

O conceito de planejamento é exposto de diversas formas.

Segundo Chiavenato (2000, pág. 195) diz que “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o curso de ação para alcançá-los”. Faria (1997, pág. 71) afirma que “o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da empresa deverá adotar”.

O planejamento é a função administrativa em que se avaliam os meios que possibilitarão realizar os objetivos, a fim de poder tomar decisões de modo que sejam evitadas barreiras nos processos organizacionais. O gerente nomeia e seleciona os objetivos a serem obtidos e estratégias para alcançá-los (UNIFESP, 2010).

O planejamento pode ser classificado de várias maneiras como: estratégico, tático e operacional. O modo de classificar o planejamento vai determinar como o mesmo deve ser realizado (FESSC, 2003).

Segundo Silva (2010, pág. 151) o planejamento estratégico “são tomadas decisões de acordo com o objetivo da empresa e com a visão de longo prazo”.

O planejamento tático aperfeiçoa determinada área de função empresarial e não a empresa inteira, abrange as atividades especializadas da empresa (marketing, finanças, produção, recursos humanos, novos produtos). Já o planejamento operacional visa alcançar os padrões de funcionamento preestabelecidos, com controle dos detalhes e criam condições adequadas para realização dos trabalhos da empresa (FESSC, 2003).

• Organização

A organização segundo Faria (1997. Pág. 81), é “o estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade, mediante a qual se definem, dispõem e coordenam as fases e métodos de trabalho para se atingir um objetivo”.

Essa função reúne e coordena os recursos para que a empresa consiga atingir seus objetivos. A estruturação irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa (SILVA, 2010).

• Direção

Segundo Ferreira e Souza (2001, pág. 73), direção é “a integração dos esforços individuais, a mobilização de todos os membros da organização em prol do alcance dos objetivos comuns”.

A direção é estabelecida para que as atividades planejadas sejam executadas de acordo com o aguardado. Os principais teóricos da administração expõem a importância desta função administrativa. Chiavenato (2000, pág. 205) diz que “o controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado”. Segundo Faria (1997, p. 160) assegura que “o controle é um instrumento para assegurar a consecução do objetivo e em conseqüência, podermos tomar medidas corretivas quando necessário”.

Esse tipo de planejamento assegura que o objetivo traçado seja alcançado.

OS PRINCIPAIS TEÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Os principais teóricos da administração foram Frederick Wilson Taylor, Henry Ford e Henry Fayol. Taylor teve seu inicio na Escola da Administração Científica, com o intuito de aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário (CHIAVENATO, 2004).

Taylor conhecido como pai da administração operou mudanças na organização racional, na divisão de tarefas dos empregados, simplificação e especialização do serviço e tempos e movimentos do trabalho (SILVA, 2010).

Ford ficou conhecido ao desenvolver uma linha de montagem de automóvel com preços acessíveis para atender toda a população e não somente a elite. Já Fayol, tinha uma visão de organização, ele via a empresa e seus diferentes órgãos de uma forma mais anatômica e sempre salientou a necessidade de sistema de gerenciamento (SILVA, 2010).

Fayol enfrentava as dificuldades organizacionais pela ótica do nível diretivo, por isso ele prezava sempre pelas técnicas comerciais, financeira, segurança, contabilidade e pela parte administrativa que envolve o planejamento, a organização, a direção e o controle (SILVA, 2010).

Para Bateman e Snell (1998 apud SILVA, 2010 p. 28) Fayol foi o fundador de alguns princípios de administração, como: Divisão do trabalho: destinar responsabilidade especifica para cada individuo; Autoridade: unir autoridade com responsabilidade; Disciplina: punir violações e tornar claras as probabilidades; Unidade de comando: todo e qualquer funcionário deve receber ordens de simplesmente um superior; Unidade de direção: os empregados devem fazer ao Maximo para atingir os objetivos da organização; Subordinação de interesse individual ao interesse geral: o que deve estar em primeiro lugar é o interesse geral do grupo; Remuneração: ser recompensados pelos esforços tanto da organização quanto do trabalhador; Centralização: saber identificar e dar importância do papel do superior e do subordinado; Hierarquia: seguir uma cadeia de hierarquia dentro da empresa; Ordem: para uma qualificar e melhorar a execução das tarefas é necessário a ordem das tarefas e materiais; Eqüidade: saber que há disciplina e ordem que devem ser seguida para melhorar o comprometimento dos funcionários; Estabilidade e manutenção de pessoal:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com