TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

1.0 INTRODUÇÃO

No cenário socioeconômico atual, as empresas necessitam ajustar-se rapidamente aos novos tempos, onde os riscos de não se manterem competitivas e serem eliminadas pela concorrência são cada vez maiores. A estrutura corporativa burocrática, extremamente hierarquizada, com baixo valor agregado, vem dando lugar a um novo modelo de gestão; mais ágil, e apresentando poucos níveis hierárquicos, focado no cliente, com a revisão permanente dos processos e com melhorias contínuas. Cada vez mais, pequenas e médias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias.

Para tanto, este trabalho traz uma abordagem de mecanismos e parâmetros que auxiliam a resolução de mazelas empresariais e colaboram para a compreensão deste novo cenário, proporcionando, então, uma proposta administrativa a fim de que tais empresas possam firmar-se diante das dificuldades encontradas, e utilizando recursos viáveis à sua realidade.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 MATEMÁTICA À SERVIÇO DAS EMPRESAS

É por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas empresas vêm à falência no terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes à matemática.

Através do raciocínio lógico alcançado pela matemática, os administradores poderão tomar suas decisões financeiras e analisarem os riscos. Dentro da administração a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas, mas cabe ressaltar a importância de um campo específico, o da matemática financeira, que através da interpretação de dados, permite acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de imóveis, entre outros, assegurando, assim, um melhor controle administrativo das empresas.

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

No cenário atual, a grande maioria das empresas busca o diferencial; fatores que a destaquem perante as concorrentes e lhes tragam vantagens.

Um dos itens de maior importância se dá na esfera da análise dos fatores de influência internas e externas, ou seja, acontecimentos que tanto podem vir a ajudar ou prejudicar a empresa.

Boa parte desse estudo é feito com base nos fatores externos, ou seja, aqueles que muitas vezes independem da própria organização, e é justamente por isso que o cuidado necessita ser redobrado. Esse cuidado todo tem motivos de sobra, afinal, em um país como o Brasil, onde mudanças ocorrem a todo o momento, é árduo preparar o planejamento de maneira a evitar muitas turbulências.

Sendo assim a empresa se antecipa às mudanças provocadas nos diversos ambientes.

2.2.1Análise Interna

Deve-se diagnosticar o potencial de recursos e de outros importantes componentes internos das empresas. Identificando seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos. Recursos tangíveis e intangíveis, estrutura organizacional, estrutura de poder, clima organizacional, estilo de administração, grau de centralização de poder deverão ser analisados e estudados antes de qualquer tomada de decisão em um planejamento.

2.2.2 Análise externa

A análise externa trata-se de uma análise das condições que rodeiam a empresa proporcionando a mesma, desafios e oportunidades de negócios. Com isso a empresa possui a capacidade de adaptação às mudanças de ambiente e antecipação aos seus concorrentes.

Os principais pontos a serem analisados são: força dos concorrentes, variáveis econômicas, políticas, culturais, sociais, tecnológicas, ecológica demográficas. Sem dúvida um dos aspectos mais importante a ser levado em conta na elaboração do planejamento estratégico é a concorrência.

A rivalidade entre os competidores faz com que cada organização utilize táticas, como promoções, propagandas, introdução de novos produtos, incrementos dos serviços oferecidos ao cliente.

Cabe aos administradores notarem que além de aspectos técnicos, desenvolverem um planejamento adequado, necessita também de uma conotação emocional, pois, se não houver essa conotação, não se poderá valorizar o maior bem que as organizações possuem que é seu capital humano, capital esse que necessita ser periodicamente regulado para funcionar perfeitamente.

2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO

Ser considerado capaz é o primeiro requisito para se tornar um empresário, ou seja, possuir uma empresa. Segundo o disposto no Código Civil Brasileiro, capazes são aqueles que estão no exercício da capacidade de gozo e da capacidade de fato. Tal capacidade é adquirida quando a pessoa física completa seus 18 anos de idade ou em caso de emancipação pelos pais, aos 16 anos.

Segundo Coelho (2009, p. 11), empresário é um conceito que vem definido em lei, e se refere ao profissional que exerce uma “[...] atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços (Código Civil, art. 966). Destacam-se da definição as noções de profissionalismo, atividade econômica organizada e produção de bens ou serviços”.

Coelho (2009) ainda diz que o exercício profissional se refere a três pontos básicos: habitualidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com