TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2014  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

As empresas devem fazer uso das funções administrativas, pois, são elas que irão definir a hierarquia que a mesma deve possuir. Na presente redação, é citado dois exemplos de empresas que graças ao uso dessas funções obtiveram um sucesso em meio às divergências que existem ao abrir um novo empreendimento.

Existem diversas variáveis com a qual a empresa deve conhecer para se dar bem no mundo dos negócios. É indispensável o uso de técnicas administrativas aliadas a uma boa estrutura contábil, para contabilizar os ganhos reais da empresa e mostrar que pontos a mesma deve modificar para continuar tendo lucros e mercado consumidor que seja atraído pelos seus produtos oferecidos.

As duas empresas citadas aqui, investiram em ramos que são muito concorrentes no mercado brasileiro, porém, a administração que foi feita de forma correta fez com que se desenvolvessem de forma a se diferenciar dos demais empreendimentos já existentes no mercado.

2 REDAÇÃO

As funções administrativas tiveram um papel fundamental na estruturação de uma pequena indústria em São Paulo e do negócio relacionado a produção de cosméticos. Os dois empreendedores fizeram uso do planejamento, uma atividade que os empresários realizam para saber as condições atuais da empresa e para indicar as metas que devem ser atingidas no futuro. Eles também se organizaram, pois, somente assim seria possível coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, normalmente essa organização é feita por meio de um organograma que mostra de forma clara os recursos que a empresa necessita. É indispensável determinar o direcionamento dos colaboradores da instituição, pois quando eles sabem aonde chegar, vão fazer o serviço a fim de atingir a meta da empresa. A empresa necessita também de um controle efetivo, ele está relacionado com o planejamento, pois irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido.

Existem variáveis macroeconômicas que podem ajudar ou não o novo empreendimento, entre eles é possível destacar a inflação, juros e crescimento econômico. A primeira refere-se ao aumento persistente e generalizado no valor dos preços, e se não estiver sob controle pode levar uma empresa a obter um lucro excessivo ou até mesmo leva-la a falência. As empresas quando abertas estão suscetíveis às essas mudanças que ocorrem sem depender das mesmas e elas devem se preparar para eventualidades como essas se quiserem se manter no mercado. O segundo também é decisivo, pois a taxa de juros é imposta pelo governo e quanto maior ela for o valor do seu produto aumenta e pode se tornar inacessível para o consumidor final, ou pode ocorrer o inverso, o produto pode ter queda de preço, uma maior procura e a indústria pode não estar preparada para a demanda que ocorre. Dessa forma é possível analisar que a taxa de juros deve estar sempre em equilíbrio para que não haja empresas e muito menos consumidores insatisfeitos. O terceiro é o crescimento econômico definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade econômica durante um ou vários períodos longos. Se não houver esse crescimento a empresa fica estagnada, então ela deve monitorar o mercado para analisar as inovações a serem feitas por ela para se manter em crescimento constante. Todas essas variáveis foram observadas pelas empresas, pois mesmo sendo pequenas, elas buscaram inovações para se sobressair diante da competição de mercado pré-existente dos produtos que elas oferecem.

Estas situações já observadas mostram que as empresas possuem bons gestores que estão comprometidos que não pensaram somente em suas empresas, mas que para alcançar um lugar no mercado, investiram em estudos que mostraram se o período era bom para abrir um negocio, e é por conta desses estudos que elas obtiveram sucesso e estão atuando com excelente desempenho.

Para abrir um negocio o empreender precisa ter um patrimônio que na contabilidade é tido como um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade. O empresário só conhece esse conjunto a partir do momento que faz um controle contábil que ira determinar os ganhos reais da mesma. A indústria que fabrica panelas começou com um investimento do dono, e, portanto não tinha dividas a não ser a do proprietário que recebe de volta o seu investimento a partir do momento em que a empresa gera lucros. Somente através da contabilidade o proprietário tem conhecimento sobre a melhor hora de resgatar seu investimento inicial sem prejudicar o desenvolvimento de sua empresa. Já o químico Eduardo Martinez que abriu uma empresa de cosméticos não tinha um capital de investimento próprio e optou por realizar um empréstimo bancário que somente foi concedido após mostrar um plano de negocio estruturado, este plano mostra os riscos da empresa e também a forma como ela atuaria no mercado, ele é feito de forma real, pois somente assim é possível traçar metas a serem alcançadas. O contador tem um papel muito importante nesse caso, porque é ele quem irá fazer um controle contábil afim de que a empresa gere lucro suficiente para pagar o banco e também faça investimentos na empresa. Com esse controle, a empresa de cosméticos conseguiu crescer e hoje ela ainda paga o banco, mas isso só ocorre porque o empreendedor quer, pois o negocio gera lucro suficiente para quitar a divida de uma vez só.

O controle contábil foi de suma importância para as duas empresas em questão e também é importante para qualquer negocio, pois somente ele vai mostrar de forma real e clara os gastos e lucros da empresa indicando ainda onde ela esta errando e ajudando o empresário a traçar metas para aumentar de forma gradativa o patrimônio da empresa.

As empresas devem ter uma gestão de responsabilidade corporativa, ela é responsável pela qualidade dos produtos e pelos benefícios que a mesma oferece para a comunidade, são três os estágios dessa gestão. A Gestão social interna foca o bem estar de seus funcionários, pois dessa forma eles irão trabalhar com maior dedicação e os produtos terão qualidade, isso faz com que os funcionários da empresa, os colaboradores e empresários fiquem satisfeitos. Essa gestão faz com que os funcionários tenham prazer em trabalhar e também os ajuda a ser mais criativos para ajudar a empresa a crescer.

A Gestão social externa caracteriza-se pela participação direta nas ações comunitárias da região

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com