TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Dissertações: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

Nos tempos atuais o comércio é a fonte mais rentável de movimentação industrial, é o ponto chave da relação indústria e cliente, dessa forma podemos compreender essas questões como um processo empreendedor, onde a indústria fornece o produto necessário ao consumidor. O empreendedorismo se refere a atitude orientada para fora da organização no sentido de buscar oportunidades que motivem as pessoas a tocar suas operações como se fossem os próprios proprietários.

Estamos vivendo em um mundo de mudanças constantes e exigentes inovações. Os administradores bem sucedidos não focalizam apenas os aspectos mecânicos da administração sobre como fazer planos ou esquematização de trabalho, onde se baseiam em três processos que levam as pessoas a focalizar sua atenção na parte criativa.

Assim, esses administradores aplicam seu tempo e energia de forma a otimizar seus objetivos, sejam eles em venda ou em manutenção de produtos e serviços, gerando certa autonomia e autodisciplina em suas reais operações.

No seu início a administração estava relacionada em como tornar o trabalho individual cada vez melhor, de forma mais fácil e cada vez melhor sucedido, depois passou a envolver a atividade grupal e mais adiante foi tomando forma a ponto de atender de maneira mais organizacional, tendenciando às relações de interdependência entre as organizações em si.

Podemos pressupor que o mundo atual funciona melhor em forma de organizações, onde todas as principais atividades sociais (que compreendem as relações entre a sociedade) são realizadas e interligadas. Vivemos em organizações, trabalhamos nelas e dependemos delas para tudo o que fazemos: finanças, saúde, educação, segurança, alimentação, segurança, transporte, religião, entretenimento e etc.

O propósito de cada organização é prestar algum tipo de serviço que produza algum benefício à sociedade em geral e a cada cliente em particular. A medida que uma organização é bem-sucedida ela tende a crescer aumentando suas operações e incrementando seus recursos e competências. O ponto principal para se atingir tal objetivo, é uma adequada administração, onde objetivos são traçados, e metas são cumpridas, organizando, planejando e dirigindo pessoas e serviços.

O processo de construção de competências num mundo tão tecnológico como é o mundo atual, se faz necessário de forma mais flexível e responsável, tal processo consiste em criar um ambiente de comportamento colaborativo, onde ações motivacionais compreendem o trabalho em equipe. Essas competências devem explorar as vantagens de economias de escala e, sobretudo o talento e o conhecimento de pessoas que nelas se relacionam. Os administradores bem-sucedidos aplicam seus esforços para criar um ambiente que facilita o florescimento de competências, seja encorajando pessoas a assumir maiores responsabilidades ou investindo em sua educação e otimizando seu treinamento.

A atividade do administrador consiste em guiar e convergir as organizações rumo ao alcance de objetivos. Todas as organizações existem para algum propósito e/ou objetivo, e o administrador é o responsável pela combinação e aplicação de recursos organizacionais para assegurar que a organização alcance seu propósito. Portanto, as funções administrativas planejar, organizar e dirigir pessoas e controlar recursos materiais, financeiros e tecnológicos visam um determinado objetivo de acordo com a indústria, comércio e clientela em questão. Na verdade o administrador consegue fazer tudo através das pessoas, razão pela qual elas ocupam posição primordial nos negócios de todas as organizações.

As funções administrativas veem para assumir a responsabilidade básica: de: assegurar que a organização alcance elevado desempenho através das pessoas e da utilização rentável de todos os seus recursos (sejam eles materiais, financeiros, informativos e/ou tecnológicos).

Provavelmente não existe algo mais vital a sociedade do que o papel do administrador é ele que determina se uma instituição social pode servir bem a comunidade ou simplesmente se ela vai desperdiçar talentos e recursos, mais ainda se vai desperdiçar o trabalho do administrador que busca atingir um objetivo específico. O administrador por si só hoje em dia passa por um processo de renovação contínuo e constante, onde ele se adapta as necessidades que cercam suas metas e/ou objetivos.

A administração se refere à combinação e aplicação de recursos organizacionais que englobam aspectos financeiros, materiais e financeiros para alcançar as metas desenvolvidas num planejamento prévio de sua desenvoltura no dia-a-dia. Esse talvez seria o principal objetivo da administração para uma sociedade, onde podemos dizer que seja o planejamento a ação primordial para uma sociedade bem sucedida.

É o administrador que dá a direção e rumo às organizações proporcionando liderança e gestão de pessoas e decide como os recursos devem ser arranjados e aplicados para obtenção de seu objetivo. Essas atividades se aplicam não somente ao presidente, por exemplo, mas também aos executivos e também incluindo o comércio de baixa escala, em outras palavras, se aplicam ao administrador de qualquer virtude e qualquer magnitude organizacional.

Afim de identificar os risco que possam vir a sofrer cada indústria e/ou empresa em si, analisamos os riscos e as oportunidades, que descrevemos como variáveis, pois as mesmas podem influenciar significativamente o resultado de um produto e/ou sistema organizacional, com o intuito de atingir determinada meta.

No dia-a-dia em geral as principais variáveis são o PIB (produto interno bruto) e PNB (produto nacional bruto), inflação, taxas de juros taxas de emprego e tributos que são considerados como variáveis econômicas, no entanto, são complicadas de serem acompanhadas e de até se fazerem previsões, pois são variáveis que constantemente mudam, de acordo com outras influências, como tempo, por exemplo.

A economia em si sofre grandes transformações ora permanente ora temporária que estão extremamente ligadas as variáveis citadas acima, isso remete em um resultado analítico infundado, pois a empresa tem que determinar quais riscos e oportunidades deverá enfrentar.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com