TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................4

2. CONTABILIDADE NAGESTAO EMPRESARIAL.....................................5

2.1 Processo Administrativo.........................................................................6

2.2 Ambiente das Organizações..................................................................8

2.3 Aspectos Jurídicos Relevantes para o Profissional da Contabilidade....8

2.4 Principais Operações Matemáticas Presentes nos Cálculos Contábeis.8

CONCLUSÃO...............................................................................................10

REFERÊNCIAS.............................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

A análise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos da empresa. A finalidade da analise é transformar os dados extraídos das demonstrações em informações úteis para a tomada de decisões por parte dos contadores, administradores e usuários da empresa. Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributaria, mas hoje em dia como um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os empresários na tomada de decisão, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.

Informação gerencial contábil é uma das fontes primarias para a tomada de decisão e controle nas empresas. Sistemas gerenciais contábeis produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar as melhores decisões e aperfeiçoar os processos e desempenho de suas empresas.

A análise das praticas administrativas empresariais deixa perceber que, apesar de muitas novidades teóricas estarem sendo implementadas não passaram de inovações incrementais às teorias clássicas. Os modelos clássicos ainda são a realidade de uma grande parcela das empresas, combinadas com as praticas mais modernas.

2. Contabilidade na gestão empresarial

Independente da visão de lucros, podendo ser uma função, cooperativa, organização não – governamental ou até mesmo um simples grupo de pessoas que trabalham juntos para alcançar metas – utiliza diversos recursos em uma empresa, como pessoas, matérias, equipamentos, área física e outros recursos emprestados, comprados, ou financiados .

Para trabalhar de forma efetiva uma empresa precisa constantemente de informações a respeito da situação econômica e financeira dela. Toda empresa usa contabilidade, pois até mesmo bancos e investidores necessitam de informações sobre seu desempenho para fazer melhor julgamento.

Além disso os funcionários da empresa também tem interesse em saber como a empresa anda financeiramente, pois parte de suas renumerações está atrelada ao lucro. Uma empresa em si precisa saber quais unidades são mais rentáveis ou deficitárias para que não venha ficar sem mercadoria para a venda, saber se há excesso de estoque que investimento fazer e qual tomar emprestado.

A contabilidade é uma ferramenta fundamental para a gestão de negócios pois de longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas já se convenceram de que a grandeza das informações contábeis é mais do que um simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. O uso da contabilidade gerencial é a utilização dos registros e controles contábeis com objetivo de melhor gerir uma entidade. A gestão de uma entidade é muito complexa e ampla, tem se a necessidade de uma adequada estrutura de informações onde a contabilidade é a principal delas. O custo de se manter uma contabilidade completa: livros diário, razão, inventário, conciliações e outros não é justificáveis para atender somente o fisco. Informações não só podem como estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental. A contabilidade gerencial lastreia se na escrituração regular de documentos, conta e outros fatores que influenciam o patrimônio empresarial e não inventam dados. Um fator muito importante na contabilidade é o regime de competência contábil onde temos que reconhecer receitas e gastos um dos aspectos básico da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar melhor e adequadamente as informações financeiras. O método da competência, e os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidas logos no primeiro período dos quis ocorrem, mesmo se tiverem sido recebidos ou pagos.

Para maior efeito, as normas Brasileira de contabilidade elegeu o regime de competência como o único válido, por isso, de utilização compulsória no meio empresarial.

2.1 Processo administrativo

Com o aumento da competição empresarial as empresas buscam se adequar ao dinâmico ambiente de negócios. A busca da continuidade das atividades das empresas requer, cada vez mais, ações administrativas com muitos mais eficazes que permitam o aumento da produtividade e a eficiência organizacional, visando melhorar a lucratividade. O objetivo do processo administrativo é mostrar a importância de um controle de gestão adequada ás particularidades da organização, como um instrumento gerencial eficaz e essencial na orientação dos procedimentos relacionados ao planejamento, e á execução e aos controles das atividades organizacionais, com propósito de alcançar os objetivos planejados, especialmente frente às mudanças que impactam a administração das empresas.

Também é de muita importância conhecer o contexto histórico político – social onde as teorias surgiriam, refletindo também nesse aspecto a respeito do momento que as organização surgiriam. Embora as mesmas tenham se estruturado a partir da revolução industrial, antes disso já haveria organização que de uma forma ou de outra já era administrada.

Taylor foi o primeiro no desenvolvimento da teoria cientifica sobre a administração. Outro inovador foi Ford que também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com