TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONTEXTO EMPRESARIAL 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho tratará da importância das funções de planejamento, organização, liderança e controle na gestão empresaria. Abordará também as ações de sustentabilidade dentro das organizações e como a contabilidade se mostra útil no que desrespeito a gestão empresarial.

CONTEXTO EMPRESARIAL

Dentro do processo administrativo podemos verificar que são quatro, as funções que devem ser desenvolvidas para que uma organização consiga alcançar o sucesso na gestão de seu negocio. Estamos falando das funções de planejamento, organização, liderança e controle.

O planejamento é a primeira função que a organização que pretende obter êxito no seu negocio deve desenvolver, pois é através do planejamento que a organização define aonde se quer chegar, de que forma, quando e como.

Vejamos a seguir uma definição a respeito da função do planejamento.

“Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar as atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também os meios (como será feito) (ROBBINS, 2003, P.116).”

Um dos itens de mais destaque no planejamento é o estabelecimento de objetivos e metas.

O planejamento desdobra-se em três níveis organizacionais: Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

Planejamento estratégico é o planejamento voltado para longo prazo. Leva em consideração não somente o ambiente interno da organização, mas também o ambiente externo, pois é amplo e abrange a organização como um todo.

Planejamento tático é o que abrange cada departamento da organização, é um planejamento com duração de tempo menor.

Planejamento tático tem um tempo de duração mais curto que o planejamento estratégico e está voltado mais especificamente a variáveis como condições de mercado, metas financeiras e recursos necessários para executar a missão. Todo planejamento tático é realizado dentro da estrutura do planejamento estratégico. (MONTANA; CHARNOV, 2006, P.121).

Planejamento operacional possui um prazo ainda mais curto do que o planejamento tático. É o planejamento diário que trata de cronogramas, tarefas especificas e alvos mensuráveis e envolve gerentes em cada unidade que serão responsáveis pela realização do plano (MONTANA, CHARNOV, 2006). É definido no nível operacional.

O planejamento pode ser formal ou informal. O formal é aquele onde os objetivos específicos são declarados e disponibilizados aos membros da organização. Já o informal, pouca coisa é escrita, se há alguma.

“Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma” (STONER; FREEMAN, 1994, P.6).

Através do organograma é possível estabelecer as responsabilidades para a execução das funções e os canais de comunicação necessários para o bom relacionamento do todo. Ele reflete as relações formais existentes na empresa.

Uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar direção para que o objetivo seja atingido.

A direção esta relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Aqui entra o papel da liderança que deverá motivar os indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação.

Já o controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele assegura que o objetivo planejado seja atingido. O controle é a função administrativa que envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter certeza de estão sendo realizadas como planejado e para corrigir qualquer desvio significativo.

Segundo o dicionário Aurélio” Sustentar” entre muitos significados é sinônimo de “Conservar, manter” (FERREIRA, 2004, p.1902), e no caso ambiental, implica no prolongamento do uso produtivo dos recursos naturais. A sustentabilidade empresarial trata do conjunto de praticas das empresas que procuram demonstrar o respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou onde atuam.

Porém, esta postura ainda não é o tema central em muitas empresas. Muitas organizações associam a idéia de sustentabilidade empresarial a um aumento nos custos de operações e nos preços de venda, bem como na perda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com