TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - MÓDULO I

FABIANO DA SILVA MESSIAS

JOSÉ SANTANA NOGUEIRA JUNIOR

JULIANA GUIMARÃES BARROS

LEANDRO VALENTE LOPES

MAGNO MEIRELES DE OLIVEIRA

NEIDE LEAL LOPES DA SILVA

VANDERSON CARDOSO CALDEIRA

CONTEXTO EMPRESARIAL

Viçosa

2013

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso (CIÊNCIAS CONTÁBEIS – Módulo I) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE E FUNDAMENMTOS DA ADMINISTRAÇÃO E DA ECONOMIA].

Orientador: Prof. REGINA MALASSISE E

MÔNICA MARIA SILVA

Viçosa

2013

CONTEXTO EMPRESARIAL

No contexto empresarial muitos são os fatores que infuenciam tanto na abertura de uma empresa como no decorrer das atividades no dia a dia. Nos textos relacionados, podemos perceber como esses fatores são de extrema importância para que a empresa possa manter no mercado, que está cada vez mais competitivo. Alguns desses fatores como administração e suas funções, variáveis macroeconômicas, a importância do controle contábil e os estágios de gestão da responsabilidade corporativa são perceptiveis nos textos.

Administração é uma profissão concorrida no mercado de trabalho,e também muito importante. Existe uma procura muito grande relacionada a cursos na área administrativa .E hoje precisa-se preparar e muito pois, o mercado esta cada vez mais concorrido. A ênfase nos princípios gerais da administração segue basicamente a linha defendida por Fayol que também havia citado alguns princípios muito válidos considerando que ele vivia no início do século xx. Passando um século tais princípios foram atualizados e adaptados á nova realidade empresarial formando um processo administrativo, interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativas.

As funções administrativas é de total importância e essencial a toda empresa. Um bom administrador atua em uma empresa através do processo administrativo. Segundo Chiavenato (1993), o processo administrativo consiste nas funções de planejamento,organização,direção e controle. Ele afirma que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação esta pautada em um plano. Esses planos são traçados na função planejamento. A função planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático, existe planos operacionais mas este plano não tem grande peso nas funções administrativas pois lidam com variáveis bastante limitadas portanto estes planos visam a eficiência através da correta alocação de tempo e recursos, enquanto os planos estratégico e tático visam objetivos organizacionais mais amplos, planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou logicas e não em palpites.

A função organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores ,segundo Chiavenato (1993).Os grupos de trabalho ou departamentos devem ter ciência para onde e com que intensidade se direcionar. A organização como todas as outras funções é realizada em cada nível de acordo com o espaço administrativo, ou seja, nível estratégico organiza toda empresa e o nível operacional apenas equipe, é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização de modo que possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma.

De acordo com o conceito de Chiavenato (1993), direção é a influência do gestor sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado. Apesar da direção ser uma função formal da administração necessita de um processo intenso de comunicação. Assim ,apesar dessa função se utilizar de conceitos como reconhecimento da autoridade hierárquica e subordinação é razoável salientar que nos dias atuais a função direção deve ser realizada com uma certa dose de empatia.

Agora que falamos de três importantes funções na administração vamos enfatizar a importância da função controle. Ela monitora e avalia o desempenho das outas três funções que vimos agora pouco. Ainda que os gestores tenha plena consciência de seus objetivos pode ocorrer uma falha no processo, segundo ele a monitorização deve ser sistêmica ,interativa,cíclica,e repetitiva. Sistêmica pois analisa o processo administrativo na sua integridade,interativa pois necessita de retroalimentação constantemente para que seja real,cíclica e repetitiva porque verifica o processo reiterada vezes.Por fim é de grande importância as funções administrativas em uma empresa pois está em garantir resultados conforme o planejado e ações de correção que viabilizem o perfeito funcionamento.

Assim como as funções administrativas são de fundamental importância para um bom desempenho nas empresas, temos também as variavéis econômicas que também interferem no cenario econômico das mesmas.

As variáveis macroeconômicas interferem na abertura e nas atividades empresariais. E essas fogem do domínio dos empresários, pois possuem intervenção do estado na economia.

Variáveis como inflação, juros e crescimentos econômicos são determinantes para o sucesso das empresas quando estas estão sobre controle, são capazes de aquecer ou desaquecer a economia e influenciar nos principais indicadores de crescimento do país.

A inflação, guando está sobre controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com