TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 5

4 FONTE DE RECURSOS 6

5 ANALISE DE MERCADO 7

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO 8

7 ESTRUTURAS DE MERCADO 9

8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 10

9 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

O Surgimento das técnicas administrativas, e os primeiros estudos feitos e apresentados sobre a contabilidade têm uma importância muito grande, e uma grande influência sobre o desenvolvimento econômico mundial, pois se não fosse o surgimento da contabilidade e as primeiras teorias administrativas o avanço industrial e econômico, que teve inicio de forma mais intensa com a 1º revolução industrial, com o passar do tempo não iria se manter.

Nesse trabalho vou apresentar informações que evidenciam a importância da contabilidade e da administração, para o desenvolvimento empresarial e da sociedade, trazer informações sobre a origem do capital, analise de mercado, bem como sobre as estruturas de mercado entre outros.

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas foram elaboradas por Fayol, ele estabeleceu as funções como sendo planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Para ele essas eram as funções básicas para administrar uma organização obter sucesso, para um bom administrador gerir uma organização é fundamental que ele tenha conhecimento e capacidade, para colocar em pratica esses fundamentos.

Toda a organização possui uma meta, e torna-se mais fácil atingir a meta com um bom planejamento, o planejamento é a base para as demais funções administrativas, tendo o planejamento definido, é necessário organizar e distribuir os recursos da melhor maneira para atingir o resultado esperado, após é necessário comandar e coordenar o material humano disponível, conduzindo-os para atingir os objetivos, e também controlar os processos para certificar-se que os mesmos estão dentro do planejado e esperado

As funções administrativas foram elaboradas por Henry Fayol, ele foi engenheiro, e iniciou a sua carreira profissional em uma empresa de mineração, durante o período em que foi gestor da empresa, ele conduziu a empresa de uma iminente falência até a sua recuperação, durante esse período, ele publicou o livro Administração industrial e geral, em 1916, aposentou-se no ano de 1918, e em 1925, faleceu aos 84 anos.

Segundo o portal ebah, Fayol sempre afirmou que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregara.

Podemos dizer que as definições de funções administrativas foram sofrendo mudanças ao longo do tempo, e acabaram sendo classificadas como, planejar organizar, dirigir e controlar. As funções administrativas comandar e controlar, abordadas separadamente, acabaram, dando lugar á palavra dirigir.

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Conforme o portal valdecicontabilidade, a definição de patrimônio é: Conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a uma entidade num determinado momento, susceptíveis de avaliação econômica.

Mas não são apenas as empresas que possuem patrimônio, nós pessoas físicas também possuímos um patrimônio, seja ele uma casa, um carro ou um objeto qualquer, este faz parte do nosso patrimônio, inclusive as nossas dividas, também fazem parte do nosso patrimônio, alguns autores importantes que contribuiram bastante para o surgimento e desenvolvimento das teorias contábeis foram:

Frei Luca Pacioli, com a obra colecção de conhecimentos de aritmética, geometria, proporção e proporcionalidade.

Vicenzo Mais, com a obra "La Ragioneria come scienza del patrimonio ".

Fernandez Pirla, escritor espanhol, com a sua obra, Teoria económica de la contalilidad.

4 FONTE DE RECURSOS

Para a constituição de uma empresa, serão necessários recursos de todas as espécies, seja financeiro, bens moveis, e imóveis, para o funcionamento da empresa ou organização, existem duas fontes de recursos, conforme veremos abaixo:

Conforme Padoveze (2012, p. 125), “a integralização do capital social é a principal fonte de recursos próprios, e por que não dizer, a fonte primaria de recursos de uma empresa”.

O capital social é o montante em recursos integralizados, por pessoas físicas, para constituir uma empresa, os recursos não são apenas financeiros, mas também de bens moveis e imóveis, esses recursos provém dos sócios e/ou acionistas da empresa.

Ainda de acordo com Padoveze (2012, p.124), “o capital de terceiros caracteriza-se pela obtenção de recursos financeiros de entidades financeiras, para financiar ativos de longo prazo”.

Recursos de terceiros podemos citar exemplos como financiamentos, fornecedores a pagar, salários, tributos entre outros, recursos de terceiros são na verdade compromissos que a empresa possui, com seus credores.

5 ANALISE DE MERCADO

De acordo com o portal Instituto análise, O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize.

Para a análise de mercado ser realizada corretamente é preciso realizar uma analise dos consumidores, dos concorrentes e parceiros ou fornecedores, é muito importante que essas pesquisas sejam realizadas periodicamente, para realizar uma avaliação e verificar o cenário em que a empresa encontra-se, a análise de mercado tem um papel fundamental na tomada de decisão nas empresas, pois, através de seus resultados, os administradores das organizações podem analisar as informações e buscar medidas, ou tomar decisões, para a realização de seus projetos, conseguindo assim aumentar as possibilidades de atingir ou aproximar-se das metas estabelecidas no planejamento da empresa.

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO

Para o portal geocities, a simples análise da realidade nos diz que a quantidade que um indivíduo demandará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com