TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse usando como ponto de partida uma empresa industrial.

O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. (MAXIMIANO, A. C. A. “Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital”. 5.a Ed, São Paulo: Atlas, 2005, pág. 75).

Uma vez organizada a empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer. Suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial. Esse é o papel dos gerentes na visão de Fayol. (MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual Compacto para Cursos de Formação Tecnológica e Sequenciais. São Paulo: Atlas, 2004, pág. 50).

2 DESENVOLVIMENTO

Fayol cita cinco elementos básicos do processo administrativo dentre eles o planejamento, organização, comando, coordenação e controle que são usados até hoje.

2.1 Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançado. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções, é como prever perscrutando o futuro e traçando o programa de ação. O planejamento vem a partir dos objetivos definidos pela organização e que sempre estão de acordo com as metas e valores. O planejamento envolve três níveis: estratégia, tático e operacional. No planejamento estratégico as decisões são tomadas com uma visão mais futura de acordo com os objetivos da empresa. O planejamento tático vai tornar as estratégias em planos mais específicos, que serão executados pelas áreas da organização. No planejamento operacional visa à eficiência através da correta alocação de tempo e recursos.

2.2 Organizar – É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, tanto material e social, sejam humanos, financeiro, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

2.3 Comandar – Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definido.

2.4 Coordenação – Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos facilitando o trabalho e o sucesso. Sincronizar as atividades e adaptar os meios aos fins.

2.5 Controle – Verificar se todas as atividades e resultados ocorrem em conformidade com o plano adotado, para que tudo ocorra conforme as ordens que forem dadas.

3 FUNÇÕES DE POCCC PASSARAM PARA PODC

Segundo Fayol, essas cinco funções administrativas conduzem a uma administração eficaz das atividades da organização. Mas, com o passar do tempo, as funções Comando e Coordenação formaram uma só função… a de Direção. Então as funções de POCCC passaram para PODC que é acrônimo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

4 CONCEITO DE PATRIMONIO

Conceito de patrimônio segundo José Manoel da costa (CONTABILIDADE BÁSICA P.43), é o objeto de estudo da contabilidade, composto por um conjunto de bens, direitos e obrigações q constitui um meio necessários para a realização dos objetivos da entidade.

O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, que é definido ,segundo Ribeiro (2003 p.25),como um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda.

Marrion (1998, p30) por sua vez, define patrimônio da seguinte forma:Patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui obrigações a serem pagas.

O Conselho Federal de Contabilidade (2006, p. 19) no apêndice á resolução sobre os princípios fundamentais de contabilidade refere-se a dois aspectos do patrimônio: o qualitativo e o quantitativo. No aspecto qualitativo “[...] entende-se a natureza dos elementos que o compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc.”, por outro lado, o aspecto quantitativo “[...] refere-se á expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja valor [...]”.

5. ORIGEM DOS RECURSOS

Recursos Próprios: ou capital próprio é todo recurso proveniente do Patrimônio Líquido.

A primeira origem de recursos de uma entidade é o Capital Social. Este capital, associado aos Lucros Retidos, Reservas e Ajustes formará o capital próprio da entidade. Também são recursos próprios os aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos vindos dos sócios e os resultados positivos (lucros) apurados na atividade empresarial.

Recurso de Terceiro: correspondem às obrigações; são os recursos provenientes de terceiros e que a empresa utiliza para a suas atividades, estes recursos são denominados débitos de funcionamento (débitos com fornecedores, débitos fiscais, obrigações trabalhistas, etc.). Também são recursos de terceiros os débitos de financiamento.

Análise do passivo – No Balanço Patrimonial, os recursos de terceiros são representados pelo Passivo Exigível e os recursos próprios pelo Patrimônio Líquido. A soma dos recursos de terceiros com os próprios forma o capital total a disposição da empresa, representado pela equação:

Passivo total = Passivo Exigível + Patrimônio Líquido

A análise do passivo nos permite identificar quais são as fontes ou as origens de recursos que financiam as operações da empresa. Um passivo exigível de valor elevado em comparação com o patrimônio líquido indica que os ativos foram financiados por terceiros com elevado nível de endividamento. De outra forma, um patrimônio líquido elevado em comparação com o passivo exigível indica que os ativos foram financiados por capital próprio, transmitindo maior segurança para credores e investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com