TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Ultimamente nas empresas, busca-se a perfeição dos resultados , o mercado competitivo exige dos empresários uma gestão com responsabilidade, desta formas muitos buscam programas de motivação dos funcionários, segurança no trabalho, ambiente empresarial cômodo, alimentação e benefícios sociais fatores estes que beneficiaram a estrutura de uma empresa bem como vale ressaltar a satisfação do consumidor, uma vez que suas necessidades estão sendo atendidas.

Diante deste contexto, a inovação de agregar novos produtos no ambiente empresarial, nos coloca hoje em uma posição de destaque no cenário internacional, sabemos que tal inovação e uma questão de sobrevivência, diante dos avanços tecnológicos.

REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Funções Administrativas

Segundo Chiavenato, o processo administrativo consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional. Chiavenato afirma que, a função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático, enquanto a função de organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores, é a influência do gestor sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado. A direção, portanto, apesar de ser uma função formal da administração necessita de um processo intenso de comunicação e por fim, é importante enfatizar a importância da função controle que monitora e avalia o desempenho das funções: planejamento, organização e direção.

2.2 Patrimônio

Para MARION (1998, p.55): “O Patrimônio Líquido não só é acrescido com os novos aumentos de Capital, mas também, e isto é mais comum, com os rendimentos resultantes do capital aplicado. Este rendimento denominamos de lucro.

Segundo Valdeci Medeiros “O patrimônio líquido representa o registro do valor que os proprietários de uma empresa têm aplicado no negócio.”

E por fim segundo RICARDO J. FERREIRA “O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.”

Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda.

2.3 Recursos

Para que possamos analisar o balanço patrimonial por uma ótica financeira, é necessário demonstrar por meio passivo, as fontes de recursos financeiros que financiam a empresa, sejam próprios ou de terceiros.

Origens dos recursos

• Recursos próprios - A constituição de uma empresa se dá por meio dos recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio empresarial, denominado de Capital Social inicial, componente básico do Patrimônio Líquido. Também são recursos próprios os aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos vindos dos sócios e os resultados positivos (lucros) apurados na atividade empresarial.

• Recursos de terceiros - O restante do Passivo é composto por obrigações. As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc.

• Análise do passivo – No Balanço Patrimonial, os recursos de terceiros são representados pelo Passivo Exigível e os recursos próprios pelo Patrimônio Líquido. A soma dos recursos de terceiros com os próprios forma o capital total a disposição da empresa, representado pela equação:

Passivo total = Passivo Exigível + Patrimônio Líquido

2.4 Analise do mercado

É importante frisar que a analise do mercado é a primeira etapa do planejamento de marketing. Convém salientar que o empresário deverá avaliar e e fatiar o mercado de formar que as necessidades dos clientes quanto ao consumo sejam incorporadas igualmente. Assim as estratégias do empreendedor adicionadas as experiências farão com que o processo de êxito seja decisório e preciso.

Diante desta conjectura, podemos assim afirmar que conhecendo melhor as necessidades dos clientes, a empresa poderá servi-lo com mais eficácia. Para isso a pesquisa ira ajudar a analise do mercado quando aos processo, critérios e estratégias de segmentação.

2.5 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado

São varias as definições de demandas , oferta e equilíbrio de mercado, mas para podermos entender se faz necessário estudar a microeconomia pois ela estuda o comportamento das unidades de consumos . “A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou séricos que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.” Enquanto a oferta é a quantidade de um determinado produto ou serviço que os produtores desejam vender por unidade de tempo.

Quanto ao equilíbrio de mercado é uma situação em que o preço e a quantidade do bem desejada pela procura e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem. Diz-se,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com