TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

CONTEXTO EMPRESARIAL

As funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de Gerência das Organizações, também denominado subsistema gerencial. Basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais.

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas:PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE.

Planejamento

Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo decontrole sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração deprevisões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definiçãode políticas e procedimentos.

Organização

Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidadesorgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; adefinição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessasunidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Direção

Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicaçãocom os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação edesenvolvimento de pessoal.

Controle

Como as organizações não operam na base da improvisação e nem aoacaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requeremconsiderável esforço de controle em suas várias operações e atividades. Ocontrole constitui a última das funções administrativas, vindo depois doplanejamento, da organização e da direção.Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e queos objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

http://pt.scribd.com/doc/34939272/Funcoes-administrativas-Planejamento-Organizacao-Direcao-Coordenacao-e-Controle

O teórico que desenvolvel esses conceitos foi O fundador da Administração o engenheiro americano Frederick Winslow Taylo Frederick W. Taylor foi o primeiro homem na história a considerar o trabalho digno de estudo e observação sistemática. Na "administração científica" de Taylor reside, sobretudo, o enorme aumento da riqueza nos últimos 75 anos que impulsionou as massas trabalhadoras nos países desenvolvidos bem acima de qualquer nível antes registrado, até para os mais prósperos. No entanto, Taylor, como um Isaac Newton (ou talvez um Arquimedes) da ciência do trabalho, deixou apenas as primeiras fundações. Pouco tem sido acrescentado a elas desde então - embora ele esteja morto há sessenta na os.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Taylor

O teórico que desenvolvel esses conceitos foi Jules Henri Fayo um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração1 e autor de Administração Industrial e Geral

Henry Fayol atribuiu cinco funções ao administrador dentro de uma estrutura organizacional, chamadas de PO3C:

Prever e planejar (prévoir - visualizar o futuro e traçar o programa de ação)

Organizar (organiser - constituir o duplo organismo material e social da empresa)

Comandar (commander - dirigir e orientar a organização)

Coordenar (coordonner - unir e harmonizar os atos e esforços coletivos)

Controlar (contrôler - verificar se as normas e regras estabelecidas estão sendo seguidas)

Tais ações conduziriam a uma administração eficaz das atividades da organização.2

Posteriormente, as funções de Comando e Coordenação foram reunidas sob o nome de Direção, passando as iniciais para PODC: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. E ainda Planejar, Organizar, Executar e Avaliar, assim passando as iniciais para POEA.

O autor busca interpretar as funções e obrigações de um administrador perante a sociedade que nos rodeia. Ele diz que a administração é de suma importância e deveria estar no plano de ensino de faculdades como a de engenharia civil. Fayol também mostra a divisão do trabalho e a divisão de funções mostrando a importância do administrador. O autor também busca criticar a metodologia de certas faculdades mostrando que isso interfere no sistema organizacional do mundo.[carece de fontes]

Fayol também criticava o excesso do estudo da matemática nas engenharias dizendo que a escrita é mais importante. Ele também afirma que o ensino técnico tem muito mais valor do que o ensino primário já que ele é profissionalizante. Henri Fayol mostra que várias coisas ensinadas ensino superior são obsoletas e o plano de ensino deveria ser mudado. Na obra "Administração Industrial e Geral" ele mostra como o engenheiro deve se portar em seu ambiente de trabalho. Os conceitos abordados na obra nos remetem a acontecimentos contemporâneos ao século XIX.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jules_Henri_Fayol

A administração assim como suas funções sofreram constantes mudanças, pelo menos, nos últimos 100 anos. Com o advento de novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logística e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a prática foi mudada para se adaptar a uma nova realidade administrativa. Mas no começo, as funções da administração teve como seu precursor Henri Fayol, um francês nascido em 29 de julho de 1841 e morto em 1925. Ele fundou as teorias clássicas da administração que conhecemos e que foram aperfeiçoadas nos últimos anos.

Uma diferença que Henri Fayol tinha dos mais famosos e principais contribuidores das teorias administrativas, Taylor e Ford, é que Fayol acreditava que a empresa era um todo, funcionava em sinergia, por isso cuidava da empresa de cima para baixo. Ou seja, a diferença é que Fayol possuía uma visão de Gerência ou Direção da empresa (de cima para baixo, como em uma pirâmide com hierarquias).

Uma curiosidade é que Fayol também contribuiu com a administração industrial geral, pois também lançou um livro chamado Administração Industrial Geral datada de 1916

http://www.pontoabc.com/funcoes-da-administracao.html

b)2. PATRIMÔNIO

2.1 Conceito

O Patrimônio, sendo o objeto da

Contabilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com